Arquivo Público Municipal Olímpio Michael Gonzaga

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
HISTÓRICO

O desejo de ver preservada a história do município de Paracatu motivou o surgimento de uma comissão composta por Maria da Conceição Amaral Miranda de Carvalho (Cecé), Helen Ulhôa Pimentel, Maria das Graças Caetano Jales (então Diretora-Presidente da Casa da Cultura de Paracatu), Suely Assunção Silva, Petrônio Costa, Max Ulhôa e Letícia Lepesquer Cordeiro, para a consecução dos estudos iniciais de implantação do Arquivo Público Municipal e Histórico de Paracatu. A sua criação deu-se aos 24 de junho de 1994, na gestão do então Prefeito Manoel Borges de Oliveira, e mais tarde, passou a ter o amparo legal do Decreto nº 2.230/95, e em 04 de outubro de 1995, recebera a denominação que permanece até hoje: Arquivo Público Municipal Olímpio Michael Gonzaga, conforme a lei nº 2.156/1997, sancionada pelo então Prefeito Almir Paraca. O órgão, subordinado à Fundação Municipal Casa da Cultura de Paracatu e que antes se encontrava localizado no antigo sobradinho da Praça do Santana, passou a ocupar, desde 1º novembro de 2007, uma casa recém reformada, situada na Rua Temístocles Rocha, nº 249, Centro, que apresenta melhores condições para a guarda do seu acervo.

O ACERVO

Milhares de documentos conservados: a memória do povo preservada ao longo do tempo

O acervo tem aproximadamente 222 metros lineares e é constituído por obras raras como manuscritos do século XVIII, processos antigos da justiça comum do Poder Judiciário local, fotografias, microfitas e cd’s com gravações de entrevistas a moradores antigos da cidade e região, jornais e revistas, livros que compõem a Biblioteca de Apoio do Arquivo e documentos resultantes das atividades da Prefeitura e Câmara Municipais até a década de 70 do século XX.

O trabalho arquivístico
Profissionais capacitados conservam e gerenciam a informação de caráter probatório e histórico

Apesar de pequena, a equipe de funcionários (apenas 5 servidores) do Arquivo Público Municipal desdobra-se para manter viva a memória existente nos vários documentos preservados na instituição. Entre as atividades e serviços prestados, estão o atendimento ao cidadão, à Prefeitura e ao Fórum, o apoio à gestão documental da Prefeitura, a elaboração de instrumentos de pesquisa do acervo, tais como inventário, catálogos e guias, a higienização, restauração, conservação e digitalização de documentos e a transcrição de manuscritos. A instituição também recebe doação de documentos (manuscritos, fotografias, mapas, jornais, vídeos e similares) antigos, que possam representar a história da cidade e de sua população.

O ACESSO AOS DOCUMENTOS: UM DIREITO GARANTIDO AOS CIDADÃOS

Educação Patrimonial: estudantes conhecem o Arquivo Público

As consultas poderão ser feitas somente no local, mediante apresentação de carteira de identidade ou documento similar, cadastramento do usuário no Sistema de Atendimento da instituição, e uso de luvas e máscara, que poderão ser adquiridas no local. O atendimento é prestado de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 17h30.
Grupos de pessoas interessadas em conhecer o acervo deverão agendar previamente o dia e o horário da visita pelo telefone (38) 3671-5236. Para maiores informações, acesse o site http://paracatumemoria.nomemix.com/

Texto e fotos: Arquivista Carlos Lima – DRT-BA 170
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button