Em homenagem às mulheres (já que estamos no mês do dia internacional das mulheres), o Paracatu.Net preparou uma entrevista especial, para esclarecermos algumas dúvidas a respeito do HPV.
Dra. Kenia Soares Silveira Toledo
Ginecologista em Paracatu
Dra. Kenia, o que é HPV?
HPV é um vírus que pode causar câncer no colo do útero. Mais de 90% dos casos de câncer do colo do útero são causados pelo HPV. Esse vírus fica encubado no organismo, podendo levar anos para se manifestar ou até mesmo nunca se manifestar. Não se sabe por quanto tempo ele é capaz de ficar “encoberto”. Antigamente acreditava-se que a duração do vírus no organismo era de aproximadamente 2 (dois) anos e, após esse período, a mulher não precisava mais se preocupar, porém estudos atuais mostram que não há definição do tempo em que o vírus pode ficar encubado no organismo.
Esse vírus se adapta melhor na genitália feminina (colo do útero, vagina, vulva).
Como se contrai esse vírus?
Na relação sexual. A mulher pode contrair o vírus em sua primeira relação.
Como descobrir se o HPV se manifestou em um organismo?
Através do exame de prevenção, que deve ser feito anualmente.
Uma mulher que não tem relação sexual há 10 (dez) anos pode ficar despreocupada?
De jeito nenhum. Em algum momento o vírus pode se manifestar caso ela esteja infectada, portanto é importante que ela continue a fazer a prevenção anualmente.
Existe só um tipo de HPV?
Não. Existem mais de 70 (setenta) tipos de HPV, sendo 2 (dois) tipos potencialmente malignos, que podem levar ao câncer maligno no colo do útero, o 16 (dezesseis) e o 18 (dezoito). Os demais são benignos e normalmente causam verrugas na parte externa da vagina e no ânus, que podem ser cauterizadas e são totalmente tratáveis.
Como descobrir se o HPV se manifestou em um organismo?
Através do exame de prevenção, que deve ser feito anualmente.
O que é a vacina contra HPV?
A vacina é tetravalente, ou seja, capaz de prevenir 4 (quatro) tipos de HPV, sendo 2 malignos e 2 benignos. O ideal é que a mulher se vacine antes de contrair o vírus pois a vacina é preventiva e deve ser tomada em 3 (três) doses. A vacina já é comercializada mas continua sendo estudada. Mesmo quem já teve um episódio de HPV confirmado ainda pode tomar a vacina, porém é necessário que continue fazendo a prevenção. Por enquanto o custo da vacina ainda é alto, mas a gente torce para que tudo dê certo e que logo ela esteja disponível à todas no sistema público de saúde.
Dra Kênia atende na Policlínica São Lucas (Antigo Hospital Santa Lúcia)
Bairro Santa Lúcia. Telefone (38) 3672-5240.