Paracatu.Net: O que significa "Quaresma"?
O termo quaresma vem do latim: “quadragésima”, e diz respeito ao período de quarenta dias que antecede o tríduo pascal. Faz referência a, pelo menos, duas narrativas bíblicas: a travessia de quarenta anos que o Povo de Deus fez no deserto, saindo da escravidão no Egito, para chegar à terra prometida (Ex 15, 22 – 40,38) e os quarenta dias que Jesus passa no deserto depois de ser batizado por São João Batista, no rio Jordão, e antes de iniciar sua vida pública.
O objetivo da quaresma é proporcionar aos cristãos um tempo de profunda preparação, através dos chamados exercícios quaresmais, para a Páscoa, ápice da vida cristã.
È sabido que a Igreja propõe, por meio do Evangelho, proclamado na Quarta-Feira de Cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Em Paracatu, como a Igreja pretende incentivar os fiéis para que realizem essas ações?
É verdade que, na passagem do Evangelho, que, na quarta-feira de cinzas, abre a quaresma e revela a espiritualidade quaresmal, Jesus não só mostra o valor dos chamados exercícios espirituais, a saber: oração, penitência, e caridade; mas ainda faz uma releitura desses valores, uma vez que afirma não ser suficiente ao cristão praticá-los segundo os moldes dos judeus, uma vez que a sua proposta aborda não só a prática em si, mas a forma como se vivencia tais valores.
A Igreja de Paracatu assume, em primeiro lugar, a proposta da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e das Igrejas do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil), com o lançamento da Campanha da Fraternidade 2010 (CF 10), que neste ano é ecumênica, com o lema: “vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mc 6, 24) e o lema: “economia e vida”, propondo o gesto concreto no domingo de ramos. A campanha representa um verdadeiro mutirão em prol de uma nova ordem pessoal e social, apontando para o verdadeiro sentido da quaresma e dos exercícios que nela se deve praticar.
Em segundo lugar a Igreja quer oportunizar aos cristãos paracatuenses condições para a acolhida do verdadeiro sentido da quaresma em sua vida e na comunidade de fé: as reflexões bíblicas, promovidas nas mais diversas comunidades estarão voltadas para a proposta da Campanha da Fraternidade. ocorrerão as celebrações penitenciais, na Igreja do Rosário, todas as sextas-feiras da quaresma, às 05 horas da manhã; aos fiéis será ainda oferecida a oportunidade de meditar sobre os passos de Jesus no seu caminho doloroso da cruz, rumo ao calvário, através da via-sacra, promovida todas as quintas-feiras, logo após a Santa Missa, na Catedral de Santo Antônio; todos os penitentes terão a oportunidade de receber o precioso sacramento da confissão, nas tardes das sextas-feiras, na Catedral; e, por fim, a grande novidade para a quaresma deste ano será a celebração do chamado setenário das dores, que ocorre na semana que antecede a Semana Santa.
A penitência não é obrigatória, porém é incentivada pelo catolicismo. Qual o porquê de se fazer a penitência e do que o fiel deve abster-se durante este período?
Mediante os ensinamentos bíblicos vale ressaltar, de antemão, o que o profeta Isaías ensina: “O jejum que eu quero é este: acabar com as prisões injustas, desfazer as correntes do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e despedaçar qualquer jugo; repartir a comida com quem passa fome, hospedar em sua casa os pobres sem abrigo, vestir aquele que se encontra nu e não se fechar à sua própria gente” (Is. 58, 6-8).
A Quaresma nos oferece um “tempo favorável” para a verdadeira conversão, ou seja, para se deixar o pecado e voltar para Deus. È por isso que fazemos penitência, que não tem como objetivo nos fazer sofrer ou nos privar de algo que nos agrada, mas ser um meio de purificação de nossa alma e nos fortalecer espiritualmente na mística do seguimento a Cristo
Por outro lado, não obstante o seu valor, a abstinência de comida nos dá a possibilidade de acordar para as necessidades espirituais. Quando se acalmam as paixões do corpo, o homem começa a ver melhor as suas faltas. Daí deve brotar a necessidade de limpar a sua consciência e se arrepender.
Só se é possível entender e valorizar a penitência mediante o ensinamento cristão, que começou com um convite à essa prática: São João Batista, convoca o povo à vida nova, dizendo: "Arrependais-vos, pois é chegado o Reino dos Céus" (Mt 3,1-2). A Igreja, que nasce em Pentecostes, também traz a marca da penitência, uma vez que, tão logo recebem o Espírito Santo, os apóstolos convocam o povo à penitencia e o começo de uma vida nova em Cristo, o povo, por sua vez, interroga: "O que devemos fazer, irmãos?" O Apóstolo Pedro respondeu com o apelo à penitencia: "Arrependais-vos e que se batize cada um de vos em Nome de Jesus Cristo para o perdão dos pecados".
A grande novidade do cristianismo é o anúncio da profunda mudança do homem e também na sua consciência. O cristianismo é um apelo a uma verdadeira mudança do modo de pensar e de sentir. É um apelo a uma vida nova em Cristo. Eis porque, durante a Quaresma, a Igreja nos chama com tanta insistência à penitencia, como possibilidade de uma vida nova.
Cada um deve escolher livremente a sua penitência quaresmal, abstendo-se de algo que represente certo sacrifício, e que possa, ao final da quaresma se transformar em gesto concreto em prol dos objetivos da Campanha da Fraternidade. Por isso a Igreja no Brasil propõe a coleta da solidariedade, uma vez que, através deste gesto concreto o fiél tenha a oportunidade de oferecer com alegria os frutos da sua penitência.
Qual a programação da Igreja para o período?
Ocorrerão as celebrações penitenciais, às 05 hs da manhã, na Igreja do Rosário, todas as sextas-feiras da quaresma. Será oferecida aos fiéis a oportunidade de meditar sobre os passos de Jesus no seu caminho doloroso da cruz, rumo ao calvário, através da via-sacra, promovida todas as quintas-feiras, logo após a Santa Missa das 19hs, na Catedral de Santo Antônio; todos os penitentes terão a oportunidade de receber o precioso sacramento da confissão, nas tardes das sextas-feiras, na Catedral; e, por fim, a grande novidade para a quaresma deste ano será a celebração do chamado setenário das dores, com celebração e reflexão acerca das sete dores de Nossa Senhora, todos os dias da semana que antecede a Semana Santa. E, durante a Semana Santa será promovida uma intensa programação religiosa com a tradicional encenação da paixão, morte e ressurreição de Jesus, na Sexta-feira Santa e no Domingo da Ressurreição, sob a coordenação do nosso Bispo, Dom Leonardo.
Qual a mensagem o senhor deixa para a população?
Vale lembrar a todos que a quaresma é um tempo da graça de Deus nas nossas vidas, e como afirma Santo Agostinho: ”tenho medo do Cristo que vem e que passa”, não deixem que este momento passe sem que você aproveite para um verdadeiro encontro com o Senhor, que amou-nos por primeiro e, por isso mesmo, deu a vida para que nele tivéssemos a salvação. Vale a pena acolher de braços abertos a proposta da espiritualidade quaresmal e exercitar, através do jejum, da oração e da caridade fraterna a nossa filiação a Deus. A todos os filhos na fé, nossos votos de uma santa quaresma e uma feliz páscoa.
Como sugestão para a quaresma proponho a Oração de Santo Efrém:
Senhor e Mestre da minha vida,afasta de mim o espírito de preguiça, o espírito de dissipação, de domínio das coisas inúteis.
Concede-me o espírito de temperança, humildade, paciência e caridade.
Sim, Senhor e Rei, concede-me que eu veja as minhas faltas e que não julgue a meu irmão, pois Tu és bendito pelos séculos dos séculos. Amém.
* Ed Júnior para a Redação do Portal Paracatu.Net
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.