Fábula da Coletividade

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

"Tenho observado o comportamento dos cidadãos paracatuenses com a questão da sujeira das ruas e dos lotes, tenho conversado com alguns e ouço a mesma resposta, o problema não é meu, mal sabem eles que podem pagar o preço pela omissão.

Lotes vazios e sujos podem causar a proliferação da dengue e podem abrigar bandidos. O lixo jogados nas ruas entope os bueiros causando enchentes e doenças a população. Esse texto para todos fazerem uma reflexão sobre sobre a responsabilidade de cada um.

Abraço e Boa Leitura!!

André

Fabula da Coletividade

(Apresentada pelo Filósofo Mário Sérgio Cortella no Livro “Qual é a Tua Obra?” págs. 121/122)

“Uma senhora vivia numa pequena chácara e tinha alguns animais: uma vaca, um porco, uma galinha. E lá também guardava milho na tulha. E havia um rato que morava lá. Esse rato vivia sossegado até o dia em que a mulher resolveu colocar uma ratoeira dentro da tulha. O rato saiu desesperado. Correu até a Vaca”:

– Vaca, nós estamos com um problema sério; a mulher colocou uma ratoeira lá.
A vaca deu risada:
– como nós? Você já viu ratoeira pegar vaca? Eu não tenho nada com isso. Isso é problema seu.

E saiu ruminando. O rato correu até o porco:
– Porco, nós estamos com uma encrenca danada, a mulher colocou uma ratoeira lá.
– O que é isso? Estou aqui bem longe, isso não vai me pegar, não. Ratoeira não pega porco, olha o meu tamanho e olha o seu. O problema é seu.

O rato, antônito, correu para a galinha:
– Galinha, nós estamos com um problema muito sério.
– Pelo amor de Deus, eu já estou de problema por aqui e você ainda em vem torturar? O máximo que eu posso fazer é rezar por você.
– Mas tem uma ratoeira lá.
– Mas isso não é comigo, é contigo.

O rato foi embora desanimado. À noite todos dormiam e, de repente, splaft. A ratoeira desarmou. Todos correram para olhar, inclusive o rato; era uma cascavel que tinha sido pega na ratoeira.

A mulher levantou-se, foi tirar a cascavel da ratoeira e tomou uma picada. Foi levada ao hospital à beira da morte. Ficou 20 dias de recuperação e, na volta, precisava estabelecer a saúde na chácara.

Qual a melhor comida para reforçar a saúde? Canja. Lá se foi a galinha. Depois de um mês, resolveu dar um almoço com feijão tropeiro para os parentes que a tinham ajudado e lá se foi o porco. A questão é que o tratamento tinha ficado caro e aí tiveram de vender a vaca para o açougue….

Cuidado: a ratoeira que aparece ali num canto pode não te pegar num primeiro momento, mas os efeitos dela são fortíssimos.

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button