Com certeza em algum momento da sua vida você teve que ouvir essa frase: “Tudo tem seu tempo”.
Muitas vezes não queremos esperar as coisas acontecerem naturalmente. Ficamos ansiosos para conquistar o que mais almejamos e mesmo correndo atrás, não adianta pular os degraus.
Ao passado que nunca volta, o agora que vivemos e a esperança de um amanhã, isso é a vida.E durante esse tempo, todos nós passamos por várias fases ou pelo menos esperamos “sobreviver” todas elas.
Começamos pela infância que vai desde o nascimento até os onze anos de idade. É um período de muita aprendizagem e novidades, já que é quando começamos a descobrir o mundo à nossa volta e as relações entre as pessoas; começamos a falar e a andar, geralmente iniciamos os estudos, aprendemos regras e limites, etc. Aqui, somos bem dependentes de nossos pais e/ou responsáveis.
Ao chegar à adolescência que costuma ir dos doze aos vinte anos de idade ocorrem muitas transformações no corpo e na nossa mente. É geralmente nessa fase que as pessoas entram na faculdade, e também começam a namorar. Temos muitas vontades e sonhos. Pensamos estar certo o tempo todo. Ainda há os que dizem ser a fase mais chata do ser humano (risos).
Já na fase adulta se inicia aos vinte e um anos de idade. Aqui, as mudanças que ocorrem na adolescência já se estabilizaram, e a responsabilidade aumenta bastante. Em muitos casos, a pessoa já se apresenta independente financeiramente, de forma completa ou parcial; por meio do trabalho. É geralmente nessa fase que as pessoas costumam sonhar em construir sua própria família.
E para finalizar entramos na fase da velhice também chamada de terceira ou melhor idade. Nesse ciclo a pessoa apresenta mais experiência de vida, podendo nos ensinar muitas coisas interessantes.
No entanto, precisamos saber quando uma etapa chega ao fim. E não adianta tentar "ficar nela"… Se assim fizermos, estaremos fechando as portas para outras etapas que nos esperam. Temos que crescer sim e enfrentar a vida como ela é.
Um dia se perde, no outro se ganha… Um dia cai, no outro… Junta os pedacinhos e começa tudo outra vez…
Só não vale desistir e nem deixar de viver, porque a vida… Passa…