Hoje é comemorado o dia internacional da juventude, instituído em dezembro de 1999 pela Assembléia Geral das Nações unidas, me entristeço ao ler nas redes sociais jovens falando que é um dia que não deveria ser celebrado por considerar a nossa geração uma “droga”, vejo uma juventude carente de amor, princípios e jovens que às vezes não lutam por respeito, que ainda acreditam ser o futuro e não enxergam que são o presente, a mudança que deve partir do agora, mas não podemos generalizar, apesar das feridas contida em nossos jovens, muitos são aqueles que acreditam e dão valor a sua juventude.
É nessa etapa que a maioria se depara com o momento de tomar as rédeas de sua vida, é hora de traçarmos objetivos e corrermos atrás deles, para muitos uma fase difícil, de desapegar, de aprender, amadurecer e ter força para superar obstáculos.
Tive a graça de passar as minhas férias nas cidades de Paracatu e Brasília onde pude ter a experiência de encontrar com jovens que não se acham uma “droga” que lutam e buscam melhorar a cada dia. Compartilhar da alegria de pessoas assim faz dar maior valor a vida. Jovens que buscam a Deus e a Tua vontade e levá-lo ao próximo. Como exemplo a juventude que se reúne na Jornada Mundial em Madrid, pude ver um grupo de jovens no aeroporto de Brasília vestindo a camisa da jornada, quanta alegria contida no olhar e sorriso de cada um daqueles jovens que buscam algo mais e maior que é estar em comunhão com Deus, que cena maravilhosa.
Há quem diga que pra ser jovem não tem idade que é um estado, que envelhece aquele que abandona o seu ideal e que não corre atrás de seus sonhos, que desiste de ver e viver em um mundo melhor. Que ser jovem é permanecer aberto as maravilhas, ao novo. Que possamos ser jovens em qualquer fase de nossas vidas, que os anos não nos roubem a alegria, a esperança, a confiança e a certeza de que as coisas podem ser melhores.
Parabéns a você que é JOVEM!
Que Deus abençoe.