Reviravolta na política municipal: o presidente da Cooperativa Agropecuária local, Edmundo de Sá, que há meses frequenta a lista de prováveis candidatos a prefeito de Paracatu em 2.012, acaba de deixar o DEM. E, a convite do ex-ministro e ex-vice-governador Walfrido Mares Guia, presidente estadual do partido, assume a presidência do Diretório Municipal do PSB, com o apoio de Joeds Marques, homem forte do governo federal em Minas e nome estreitamente ligado ao gabinete da presidente Dilma Roussef.
O PSB estava sendo presidido por Ênio Brochado, assessor do deputado federal Beto Albuquerque, do Rio Grande do Sul, presidente nacional da agremiação partidária. E, com apenas um assento na Câmara, o da vereadora Graça Jales, fazia parte do projeto político união das oposições ao governo do prefeito Vasco Praça Filho. Não tinha até então um pré-candidato com densidade eleitoral maior para disputar a Prefeitura no ano que vem, eis que a vereadora Graça, nome mais visível, vem dizendo não querer mais disputar cargos eletivos.
Edmundo, por sua vez, enfrentava um drama: está na presidência da Cooperativa, de onde já saíram dois prefeitos, e desenvolve um bom trabalho, o que aumenta ainda mais o seu cacife. É amigo pessoal e foi apoiado pelo prefeito Vasco Praça Filho, que já manifestou simpatia por uma eventual candidatura sua. Mas o DEM, presidido pelo vereador João Macedo, estava na oposição. A opção pelo PSB livra Edmundo da oposição quase compulsória ao amigo e companheiro. Da Comissão Provisória do partido, vários nomes são politicamente ligados ao atual prefeito.
Apesar de chegar com moral à presidência do PSB, Edmundo nega que assume como pré-candidato a prefeito. Diz que pretende reunir vários nomes capazes de governar o município para, no momento oportuno, oferecer aos partidos aliados e ao eleitorado uma boa opção ou um apoio substancial. Como eu fiquei sabendo da mudança no seu nascedouro, os membros do PSB local ainda não tinham conhecimento dela e não puderam opinar sobre a mesma. Aliás, a o encontro, gerador da mudança que promete sacudir a roseira da política municipal, ocorreu neste sábado, na Fazenda Flor de Lis, em Paracatu.