HIDROTERAPIA: REABILITAÇÃO AQUÁTICA
A utilização da água como meio de cura vem sendo descrita desde a civilização grega (por volta de 500 a.C.). Não foi senão na última parte dos anos de 1890 que a reabilitação aquática passou de uma modalidade passiva para uma que envolvia a participação ativa do paciente. Já durante toda a década de 1990, a reabilitação aquática continuou a tornar-se cada vez mais popular em instituições de reabilitação física, tanto de pacientes internados e quanto externados.
A Hidroterapia (Fisioterapia Aquática) é um recurso fisioterapêutico que utiliza os efeitos físicos, fisiológicos e cinesiológicos, advindos da imersão do corpo em piscina aquecida, como recurso auxiliar da reabilitação, ou na prevenção de alterações funcionais. É uma forma clássica de tratamento fisioterapêutico, utilizada em grandes variedades de disfunções e, nesse tipo de atividade, as propriedades físicas da água aquecida promovem a facilitação dos movimentos e alívio das dores, além de permitir o trabalho em grupo e tornar a terapia mais agradável.
LEIA O ARTIGO DO FISIOTERAPEUTA WANDER VASCONCELOS NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO DE AGOSTO DA REVISTA VITRINE, QUE JÁ ESTÁ NAS BANCAS ESPERANDO POR VOCÊ!
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.