2010. Ganhos e Perdas

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Final ou início de ano, hora de fazer o “balanço”. Que nos trouxe religiosa e pastoralmente o ano 2010? Algum avanço? Alguma novidade positiva para nossa Igreja Diocesana? Num rápido olhar retrospectivo, pode-se dizer que 2010 foi um ano de realizações ou acontecimentos bem significativos.

Primeiramente, em âmbito mundial. O mundo católico respirou a alegria do Ano Sacerdotal, encerrado maravilhosamente em Roma, no dia 11 de junho. Estava eu lá e fortemente emocionado. O Ano Sacerdotal – como para outros – não deixou de ter muito significado na vida de nosso Presbitério Diocesano e de cada sacerdote.

Em âmbito nacional, grande repercussão obteve o 13º ENP (Encontro Nacional dos Presbíteros), comemorando o jubileu de prata de início dos ENPs. No mês de maio, tivemos em Brasília a realização do XVI Congresso Eucarístico Nacional. Momento forte de evangelização, o XV Congresso Eucarístico marcou o jubileu de ouro de criação da Arquidiocese de Brasília. Simultaneamente com Congresso realizou-se, também em Brasília, a Assembléia Nacional da CNBB. Em junho, veio a aprovação do Projeto de Lei de iniciativa popular denominado “Ficha Limpa”, tendo como carro-chefe a CNBB.

Ainda em âmbito nacional, merece o devido destaque a visita dos bispos do Brasil ao Santo Padre Bento XVI. Verdade é que a assim chamada “Visita ad limina” ao Santo Padre teve início ainda no final do ano passado, mas foi apenas para um ou outro Regional da CNBB. Foi no correr deste ano que quase todos os bispos do Brasil tiveram seu encontro pessoal com o Papa, como foi meu caso pessoal, no dia 19 de junho. Em dezembro, Bento XVI assina o decreto canônico de aprovação do Processo de beatificação de Irmã Dulce, o “Anjo bom do Brasil”.

Em âmbito diocesano, tivemos boas realizações. Primeiramente, em fevereiro, a Ordenação Presbiteral do Padre Lano. Em abril, a Ordenação Diaconal do hoje Pe. Francisco. Julho nos trouxe – pela primeira vez em nossa história diocesana – o XV Congresso do ECC da Região Leste, envolvendo “Casais Encontreiros” das 42 dioceses do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Em preparação para este Congresso, a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo percorreu todas as paróquias da Diocese, com excelente resultado espiritual e pastoral.

No dia 28 de agosto, foi criada a Quase-Paróquia da Imaculada Conceição, em João Pinheiro. Em outubro, ocorreu uma nova Ordenação Presbiteral: Pe. Francisco Silva de Oliveira. Ainda em outubro, outra celebração digna de registro: a comemoração em âmbito diocesano do DNJ (Dia Nacional da Juventude). A pequena cidade de Dom Bosco jamais presenciara tão variada e ruidosa multidão de jovens e adolescentes.

Valeu mesmo. A propósito, o Setor Juvenil de nossa diocese, no correr de 2010, realizou diversos Congressos e/ou Dias de Formação. Juventude e adolescência em nossa Diocese sabem que a Igreja está firme ao seu lado. Em novembro, grande festa em Formoso, nossa mais distante paróquia: comemoração dos 20 anos de sua criação.

Uma solene e brilhante programação, com o destacado realce para a Ordenação Diaconal do jovem Wander Gomes dos Santos, a mais nova esperança de nossa Igreja Particular. No dia 28 de novembro, o IX Congresso Diocesano da Família, promovido pela Coordenação Diocesana do ECC. Em dezembro, três seminaristas recebem o Ministério de Leitor (estão no último ano de teologia) e outros três realizaram o Rito de Admissão às Ordens Sacras (vão cursar o terceiro ano de teologia). Já no final do ano, 30 de dezembro, uma segunda Quase-paróquia é criada: Palmital.

Não se trata de uma citação exaustiva de nossas realizações religiosas e pastorais em 2010. Certamente teríamos ainda muito a dizer. No entanto, a resenha acima, em tudo o que ela tem de simples e modesta, é suficiente para comprovar que 2010 foi um ano realmente muito abençoado e de boas realizações pastorais para nossa Diocese. Um ano mais de “ganhos” do que de “perdas”.

De outro lado, porém, não podemos olvidar as ocorrências muito sentidas que marcaram este ano. Em âmbito mundial, o sofrimento que recaiu sobre a Igreja Católica, ferindo profunda e diretamente a pessoa do Santo Padre mais que a qualquer outra pessoa, quanto a contínuas denúncias de envolvimento de eclesiásticos em lamentáveis e condenáveis episódios de pedofilia. Uma vergonha de causar indignação a todo mundo. Lamentamos igualmente a perda de Dra. Zilda Arns, no violento terremoto do Haiti, em janeiro, que ceifou centenas de milhares de vidas humanas. Registramos também o inesperado falecimento do Frei Pedro Jansen 0. Carm., no dia 22 de junho, e a súbita morte do Pe. Roldão, no dia 06 de agosto.

Ambos operários de primeira hora na messe do Senhor em nossa Diocese. Embora aclamando o brado de fé e de confiança do Livro Sagrado: “pretiosa in conspectu Domini mors sanctorum ejus” (Sl 116,15), o falecimento desses dois sacerdotes trouxe um grande vazio nas fileiras do nosso clero.

No entanto e mesmo com tudo isso, elevamos a Deus nossa prece de reconhecimento e gratidão por tudo de bom que nos concedeu no correr de 2010, pedindo fervorosamente a Deus suas bênçãos para que 2011 seja rico de frutos espirituais e pastorais.
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button