Olá! Este é o primeiro comentário do ano. Retorno já com o Brasil vivendo sob o comando da presidente Dilma Roussef. Lula deixou a Presidência da República com quase 90% de aprovação popular. É um feito histórico. Dilma ocupou o seu lugar como a primeira mulher a assumir a chefia da Nação. Outro feito histórico.
Para aqueles que ainda têm dúvida quanto à possibilidade de sucesso do novo governo, lembremo-nos do passado recente: Lula, um ex-operário com baixa escolaridade, tinha tudo para dar errado. Era implacavelmente combatido por uma elite direitista que, inconformada, queria retomar o poder. Depois de alguns escorregões, firmou-se, foi reeleito deixou o poder reconhecido internacionalmente e aclamado pelo povo brasileiro.
No transcurso do governo do ex-presidente existiram irregularidades? É claro que existiram. Dentre as mais gritantes estão o famigerado “mensalão” e os casos de corrupção. Mas é sempre bom ressaltar que, se prisões e outras punições existiram é porque a Polícia Federal, ao contrário de antes, teve autonomia para investigar e agir. E, ainda, dentre outros feitos, que milhões de brasileiros foram arrancados das garras da fome e da miséria, via eliminação ou abrandamento de uma nódoa social que existia deste o tempo do Império.
Dilma, que o próprio ex-presidente Lula apontou como uma das principais gestoras das duas administrações federais vitoriosas, ganhou a eleição porque prometeu dar continuidade a essas caminhadas de sucesso. No entanto, ainda que tenha competência para levar o Brasil a bom porto, ela só vai conseguir o seu intento se tiver apoio da população, eis que, assim como aconteceu com Lula, ela estará permanentemente na mira das elites inconformadas. Disse Tiradentes, o Mártir da Inconfidência Mineira: se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande Nação. Muito mais do que com Dilma, está em nossas mãos, portanto…