Na última semana, a cidade de Paracatu foi agraciada com a realização da sua 1ª Feira Tecnológica com a presença de diversas autoridades de peso a nível estadual e nacional e a participação do Ministério de Ciência e Tecnologia.
Além da visitação nos stands que mostraram e aproximaram a tecnologia da comunidade e das palestras com temas variados, um tema, tem chamado atenção de estudantes, empresários e da Comunidade em Geral, a CIDADE DIGITAL.
O termo Cidade Digital (ou Cibercidade) abrange quatro tipos de experiências que relacionam cidades e novas tecnologias de comunicação. Em primeiro lugar, e parece ter sido essa a origem do termo, entende-se por Cidade Digital projetos governamentais, privados e/ou da sociedade civil que visam criar uma representação na web de um determinado lugar. Cidade Digital é aqui um portal com informações gerais e serviços, comunidades virtuais e representação política sobre uma determinada área urbana. Um dos projetos pioneiros foi “De Digitale Stad”, da cidade de Amsterdã, criado em 1994 por uma organização civil hoje transformada em entidade de utilidade pública.
Pra facilitar seu entendimento, vamos dessecar explicar um pouco sobre os principais tópicos relativos ao termo "Cidade Digital"
Banda Larga A princípio banda larga é a capacidade de transmissão superior àquela da primária a 1.5 ou 2 Megabits por segundo. Mas no Brasil ainda não existe uma regulamentação que indique qual é a velocidade mínima para uma conexão ser considerada de banda larga, então a gente chama de Banda Larga todo tipo de internet com velocidade superior a 64 k.
Voz sobre IP: também chamado VoIP, telefonia IP, telefonia Internet e telefonia em banda larga é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.
Então, por Cidade Digital, a criação de infra-estrutura, serviços e acesso público em uma determinada área urbana para o uso das novas tecnologias e redes telemáticas que é o conjunto de tecnologias de transmissão de dados resultante da junção entre os recursos das telecomunicações (telefonia, satélite, cabo, fibras ópticas etc.)
O objetivo é criar facilidade entre o espaço eletrônico e o espaço físico através de oferecimento de “PONTOS de distribuição via rádio,” telecentros, quiosques multimídia e áreas livres de acesso e serviços. Entendeu? (VÍDEO DO BRUNO: NÃOOO) A gente explica… espera aí…
Quer dizer que teremos pontos de distribuição pública em qualquer lugar na cidade… na Pracinha por Exemplo.. Na marginal da BR 040… na Praça Bom Jesus no Paracatuzinho…
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.