XV Congresso da Região Leste do ECC

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Quis a Providência Divina que Paracatu fosse sede do XV Congresso da Região Leste do Encontro de Casais com Cristo – ECC, o que aconteceu de 02 a 04 de julho corrente, em meio às emoções e frustrações da Copa do mundo. Muito mais que a Copa, para a comunidade católica paracatuense, sem dúvida, sediar o XV Congresso da Região Leste do ECC foi uma grande honra, mas um imenso desafio. Ocorreu-nos um forte temor.

Valeu-nos, porém, a lembrança do fundador do ECC. Pe. Alfonso Pastore trabalhou muitos anos entre nós. Deixou-nos a riqueza de seu testemunho forte, decidido, e seu incansável empenho em favor das famílias cristãs que ele sempre desejou como verdadeiras “Igrejas domésticas”. Realmente, a lembrança do Pe. Alfonso é que nos animou e nos salvou.

Discípulos de Pe. Pastore, quando se trata do bem da Igreja e particularmente das famílias cristãs, toda dificuldade – qualquer que seja – nós a enfrentamos, abraçamos e superamos com a ajuda da graça divina. Assim acreditando, vencemos o desafio. De coração aberto Paracatu acolheu casais congressistas provindos das 42 dioceses da Região Leste, isto é, dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, com o único propósito: o revigoramento desse “serviço pastoral às famílias”, que é o ECC.

O Congresso em apreço celebrou os 40 anos de criação do ECC. Sem dúvida, Pe. Alfonso Pastore foi inspirado e iluminado para fundar o ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO como o mais oportuno e eficiente serviço da pastoral familiar. O ECC teve início lá nos idos de 1970, no mês de abril, na paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, em São Paulo. “Tudo lá começou, dizia o próprio Pe. Pastore, porque Deus assim o quis, e a presença e a atividade do ECC no Brasil são a prova da ação de Deus a favor das famílias e da Igreja”, através desse irriquieto, extravagante, destemido e polêmico Pe. Alfonso Pastore e de quantos mais se aliaram ao seu projeto e abraçaram pra valer o ECC.

Com orientação firme e esclarecida, Pe. Pastore foi traçando pistas para que os casais se reencontrassem consigo próprios, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo, ensinando que a evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação, mas deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à luz da Revelação e do Magistério da Igreja. Evangelizadas, as famílias devem se transformar em agentes de evangelização de outras famílias. Daí que o ECC busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e seu compromisso com a vida e com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social, solidária com os pobres e excluídos.

Assim o ECC, fiel ao espírito de seu fundador, realiza sua dimensão de “discipulado, missionariedade e solidariedade”. A solidariedade sintetiza o objetivo da 3ª etapa do ECC: propor aos casais uma reflexão séria e adulta diante de uma sociedade marcada por injustiças, opressão, miséria, egoísmo e dominação e levar os casais a refletirem sobre a dignidade da pessoa humana e seu relacionamento com os outros homens, bem como com as injustiças sociais que os impedem de ser “pessoas” e viver como cristãos. Daí que é propósito do ECC preparar os filhos para a realidade do dia-a-dia, para o “ser” e não tanto para o “ter”, levando em conta que vivemos tempos novos, marcados pela mudança de época em que valores perenes não podem simplesmente desaparecer.

Por tudo isso, o Congresso adotou como tema: ECC – 40 ANOS. DISCIPULADO, MISSIONARIEDADE, SOLIDARIEDADE. E como lema: FAMÍLIA CRISTÃ, DISCÍPULA E MISSIONÁRIA PARA UM NOVO TEMPO.

Transcorridos 40 anos, hoje o ECC está presente praticamente em todas as Dioceses do Brasil. Bem mais de três milhões de casais já fizeram o Encontro. Se nem todos perseveraram firmemente, pelo menos a grande maioria vive sua vida familiar de forma cristã, coerente e exemplar.

Estivemos todos unidos numa grande corrente de oração, pedindo as bênçãos de Deus para o êxito do Congresso. É pouco dizer que o Congresso foi maravilhoso. Sim, Deus o abençoou largamente e sua realização ultrapassou toda e qualquer expectativa. Só nos resta desejar que o ECC continue como sempre foi: um eficiente serviço pastoral às famílias cristãs do Brasil.
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button