Pelo menos oito municípios mineiros (veja quadro abaixo), além de Paracatu, devem receber recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) específico para as Cidades Históricas.
A princípio, a meta do governo federal é injetar R$ 150 milhões por ano. A verba deverá ser investida em obras de infraestrutura, requalificação urbanística, restauração de monumentos e financiamentos para recuperação de imóveis privados.
"As cidades históricas têm uma fragilidade maior que as demais e careciam de um programa específico para a ampliação de obras de infraestrutura e valorização do acervo histórico", afirmou o prefeito de Ouro Preto e presidente da Associação das Cidades Históricas Brasileiras, Angelo Oswaldo.
O valor que será repassado para cada prefeitura ainda é estudado pelo Ministério da Cultura. A lista de cidades a serem contempladas também pode ser alterada até o fim do mês. Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) analisam os projetos e planos de ação apresentados pelos municípios interessados em receber os recursos.
Segundo a Secretária de Cultura de Paracatu, Marina Simões Cunha, Paracatu já investe muito nesta área através da governo municipal e esse repasse "quando se concretizar" irá contribuir muito com os projetos no Município, entre eles o Museu do Ouro, a Conservatório e tantos outros casos de imóveis particulares que estão necessitando de reformas emergenciais.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.