25 anos do .com O que isso significa pra nós???
E na última segunda feira, a internet celebrou os 25 anos do registro do primeiro nome de página terminado como famosíssimo ".com". É! No dia 15 de março de 1985, a fabricante americana de computadores Symbolics, entrou para a história com o primeiro endereço de internet com o sufixo pontocom.
Naquele mesmo ano, várias outras companhias também registraram seus nomes na internet com esta terminação. O que isso significa?
Este aniversário é muito importante, pois na verdade é o próprio nascimento da internet. O sufixo pontocom revolucionou a história da internet e deu direcionamento para os conteúdos que a partir de então começaram a ser postados de forma mais organizada.
Quem teria pensado, há 25 anos, que a internet chegaria onde chegou hoje? Estima-se que 1,7 bilhão de pessoas, um quarto da população mundial, usam a internet atualmente. E todos começam sua navegação por um tal de www qualquercoisa .com .net .com.br .org
Atualmente, quase um milhão de sites são registrados a cada mês e eles já se transformaram em parte do cotidiano das pessoas, que frequentam estas páginas da web para fazer compras, se conectar com amigos, comprar passagens e agendar viagens, entretenimento, aprender e trocar ideias.
Quem não se lembra do Jô divulgando o seu e-mail em um vídeozinho engraçado no seu programa e muitas pessoas nem sabiam o significado do @ ou do globo.com
Muitos ainda fazem confusão com os “endereços” na internet… e se você não entendeu? A gente explica:
Vamos relembrar alguns sufixos e seus significados!
Mas antes do sufixo… o símbolo “@” (arroba), usado em endereços de e-mail, representa a preposição “em” [email protected] o significado é que este é o endereço do usuário vidadigital está no domínio paracatu.net ou então [email protected] significa que o usuário fulano da silva pertence ao domínio ou é cliente do provedor uol.com.br
Mas falando no .com que é encontrado na maioria absoluta dos endereços de internet, é uma abreviação de comercial. Chamado de domínio de topo, e a partir dele encontramos: .com.br (dos domínios registrados no Brasil) .com.it (dos domínios registrados na Itália), .com.jp (registrados no Japão) e assim por diante)
Existem também outra classes que foram criadas em seguida como: .net: usados por empresas envolvidas em atividades na Internet.
.org: usados por organizações sem fins lucrativos.
.edu.br usado por instituições de ensino entre dezenas de outros que são menos usados…