Ética – O Técnico em Informática

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Ética – O Técnico em Informática

Devido a grande evolução da computação e os sistemas operacionais se tornarem mais “amigáveis”, a cada dia que passa se torna mais comum o uso dos computadores em atividades acadêmicas, no trabalho e até mesmo pra se divertir. Em outros tempos falávamos que não existia uma casa que não tinha um aparelho de TV, agora já estamos caminhando para um dia próximo onde vamos falar que não existe uma casa que não tenha ao menos um PC.

Pra manter toda essa estrutura que estamos criando em perfeito funcionamento, trabalham diversos profissionais; um deles é o TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Responsável por fazer a manutenção, configuração e programação desses computadores.

O TÉCNICO EM INFORMÁTICA tem a possibilidade de trabalhar nas áreas de manutenção, redes de computadores, gerenciamento de TI, assistência técnica, docente em escolas publicas e particulares, de informática e de nível técnico, supervisão de informática em empresas particulares ou através de concursos específicos da área com exigência de nível técnico.

Ao contrario de profissões mais antigas como a medicina, a agrimensura, etc. essa profissão é nova, e ainda existem diversas pessoas com “conhecimento da causa” atuando no mercado de trabalho sem uma formação técnica ou graduação, e alguns profissionais com uma formação de baixa qualidade. Quem de nós algum dia não precisou desse profissional pra fazer um serviço em nossa casa ou empresa? É nesse momento que precisamos conhecer bem o histórico do profissional, da formação e da empresa onde ele atua. Sabe aquela velha historia do mecânico!? Pois é!! Ela se repete onde existe profissionais de qualquer área sem uma boa formação. Uma boa formação para esse profissional significa alem de ter feito um bom curso ter sido orientado quanto a ÉTICA do seu trabalho.

O TÉCNICO EM INFORMÁTICA pode ter acesso a toda e qualquer informação gravada no computador, seja ele pessoa física ou jurídica, seja esse computador domestico ou de uma grande corporação. Dessa forma, estão “entregues” a esse profissional todo o conteúdo disponível: currículos, projetos, banco de dados, fotos, arquivos sigilosos, etc. afinal como o técnico pode fazer um backup ou recuperar arquivos sem a conivência do dono do computador.

ABAIXO ALGUMAS DICAS PARA QUE VOCE PERCEBA SE O SEU PROFISSIONAL DE CONFIANÇA TEVE UMA FORMAÇÃO BASEADA NA ÉTICA E TRANSPARENCIA OU SE COMO NA MAIORIA DAS ESCOLAS DO BRASIL ELE NÃO FOI INSTRUINDO.

O Profissional TÉCNICO EM INFORMÁTICA ético:

– Trata o computador como se fosse o seu: Com respeito e dignidade;
– Trata os dados com o seguinte lema. “Todo sigilo é pouco”;
– Trata os clientes como amigos, sempre com educação e respeito;
– Respeita a individualidade do cliente;
– Faz o melhor de si para resolver o problema;
– Nunca julga o cliente, mas indica sutilmente as falhas e orienta da forma correta;
– Alerta o cliente quanto à legalização dos softwares, não sendo conivente com a pirataria;
– Entrega peças substituídas, backups ao proprietário do computador;

Já para os clientes seguem algumas dicas dos alunos (Laércio Altino e André Vergutz) do modulo III Técnico em Informática da Escola Técnica Multi Tech.

– O PC é uma maquina, e como tal pode ter falhas, de acordo com a Lei de Murphi, a falha acontecera exatamente no dia que você estará fazendo algo importante de forma a causar o maior prejuízo possível:
– Faça copias semanais de seus dados, de preferência em cds. Custam pouco e são fáceis de usar.
– O Técnico em Informática tem obrigação de responder as suas duvidas pertinentes àquela manutenção.
– Caso o PC tenha problemas e você possui informações importantes, conheça o seu técnico, e de preferência aos profissionais com boa formação. Pode custar mais caro, porem mais caro ainda pode ser a não garantia de sigilo e integridade dos dados.
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button