Uma nova onda de conexão está vindo aí. Ela é a tão discutida Internet sob rede elétrica, conhecida mundialmente pelo nome BPL ou PLC.
Ou pra ser mais específico como está na Wikipedia: “Consiste em transmitir dados e voz em banda larga pela rede de energia elétrica. Como utiliza uma infra-estrutura já disponível, não necessita de obras em uma edificação para ser implantada”. Basicamente, a internet sob rede elétrica é o encaminhamento do respectivo sinal no mesmo fio da energia elétrica, cada um na sua frequência.
Embora tenha ouvido se falar muito desta tecnologia por enquanto ainda está testes. A Cemig é uma das pioneiras neste projetos, porém, ainda existem projetos de lei tramitando na Câmara e como você já conhece essa história… boa vontade pra se acelerar as coisas na política é coisa rara.
Segundo os projetos iniciais “Dados, imagem, voz e vídeo vão trafegar a uma velocidade de 4,5 megabits por segundo pela rede elétrica. “
Em Minas, o governo de Minas Gerais deu um passo para transformar a Cemignuma “telelétrica”. O Projeto de lei enviado pelo governador Aécio à Assembleia Legislativa amplia o campo de atuação da empresa, autorizando-a a vender serviços de telecomunicação. A ideia é oferecer internet banda larga no mercado, por meio da tecnologia PLC (Power Line Communications).
E a pergunta que você deve estar se fazendo: A CEMIG já está comercializando o serviço? Não. Como a CEMIG é a primeira a testar este tipo de serviço na América Latina, ela esta fazendo todos os testes para conseguir a maior performance do equipamento, atendo-se por enquanto apenas à aspectos técnicos.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.