Chegamos ao limite do que nossos conceitos poderiam suportar. A prepotência e o egoísmo humano, aliados a uma cultura de individualismo, conduziram nossos passos a guerras, violência e fanatismo. E em cada nova geração reside a esperança da conscientização e do resgate de valores do que é Ser humano. Por isso percebem-se em todo o mundo, movimentos das mais diferentes naturezas, visando à preparação da juventude como veículo transformador.
O jovem é a força motriz do mundo. Encerramos em nossos corpos a energia necessária da renovação de conceitos e atitudes. Uma energia em estado latente, necessitando apenas de um guia, uma referência, para que possa ser canalizada de forma produtiva, não permitindo que os modismos que dominam a sociedade moderna levem-nos a cometer atos estéreis, sem fundamentos e retornos benéficos. Esta mesma energia é a responsável pelo confronto de idéias e ideais com nossos pais, pois não conseguimos suportar a monotonia do dia-a-dia dos mais velhos e buscamos uma revolução a cada geração. E quando não conseguimos modificar em nada o mundo em que nossos genitores viveram, surge à decepção, brilhantemente descrita por Belchior, quando diz: “Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo isso que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais”.
Mas meu intuito nestas linhas é de dar sentido a nossas ações como jovens. Pode parecer frase de pai, mais o futuro próximo está em nossas mãos! Num piscar de olhos estamos na faculdade, trabalhando, buscando nossa independência e nos posicionando na vida adulta. E o que estamos fazendo para melhorar o mundo que nos cerca? Não sejamos egoístas a ponto de pensar que, até o final de nossas vidas, ainda poderemos sobreviver sem maiores problemas. Será este o legado destinado aos nossos filhos? E não sejamos acomodados em acreditar que não nos compete este papel por desacreditarmos em nosso potencial.
Entendam que não estou propondo uma juventude alheia às diversões, festas e tudo mais. Aproveitemos de maneira sábia esta que é a melhor fase de nossas vidas, ponderando nossas atitudes, visando construir um jovem saudável e consciente. Mas lembre-se que Moderação é a palavra chave para que estes momentos sejam sempre marcados pela alegria e guardados como boas lembranças em nossos corações.
Muitos são aqueles que, quando jovens, sonharam mudar o mundo. Tornaram-se adultos, e como o tempo que passa, deixaram para trás esta nobre aspiração. Simplesmente desistiram ou não descobriram que o primeiro passo é a mudança interna de conceitos e atitudes. Você é jovem! Possui a essência da transformação.
Faça alguma coisa pelo mundo. Mas faça alguma coisa por você.
“Você culpa seus pais por tudo. Isto é um absurdo! São crianças como você, o que você vai ser quando crescer?” Renato Russo
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.