Os olhos do mundo político mineiro estiveram voltados para Paracatu no sábado retrasado. Isso porque ocorria aqui uma situação que lembra a observação do genial humorista Millôr Fernandes. Foi realizado na cidade encontro regional do PMDB. Objetivo: apoiar a candidatura do deputado federal Antonio Andrade a presidente do diretório estadual da legenda.
Oficialmente, era só para isso. Mas, na realidade, o fato é muito mais abrangente. Se Antônio Andrade for eleito presidente estadual do PMDB, ele vai trabalhar para viabilizar o lançamento da candidatura do ministro das comunicações, Hélio Costa, ao governo de Minas no ano que vem. Hélio Costa, aliás, também esteve em Paracatu.
Existem informações de bastidores de que essa equação tem a simpatia do governo federal, e que, em razão disso, poderia contar com o apoio do PT mineiro. Em troca, o PMDB de Minas apoiaria a pré-candidata do partido à presidência da república, Dilma Roussef, que sairia candidata tendo o deputado paulista Michel Temmer, do PMDB, como vice.
Como se vê, havia mais em jogo do que um simples encontro regional. Daí as atenções do mundo político mineiro. Ah, sim! o que foi mesmo que disse Millôr Fernandes? “o político mineiro procura não parecer o que é; porque o outro pode não ser o que parece ou, ainda mais enganador, ser e pare cer”…