Caminhada, Democracia e Progresso

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Sempre que possível, gosto de fazer uma boa caminhada no Jóquei. Lá sempre encontro pessoas alegres, agradáveis e que, acredito, não estão só à procura de revigoramento físico, mas também de um bom bate-papo, de reencontro com amigos ou mesmo de levar o amigo cãozinho para passear.

A caminhada no jóquei já se transformou num espaço democrático, onde pessoas de todas as classes sociais , de diversas matizes e idades aproveitam as manhãs ou as tardes para fazer o famoso cooper. Quem diria que naquele mesmo local , antes dedicado ao glamour do turfe e que contava com um público seleto, agora tem suas ruas ocupadas de forma indiscriminada pelos paracatuenses.

Quando vejo tanta gente a caminhar por aquelas ruas, lembro-me do poeta Castro Alves: “ A Praça é do povo como o céu é do Condor”. É evidente que não é qualquer um que consegue adquirir um terreno ou qualquer imóvel naquele local, dado o preço caríssimo daqueles lotes.Mas o simples fato de retirar dali aquele incômodo hipódromo, abrindo ruas e melhorando o acesso do bairro Bela Vista para o centro e outros bairros , decididamente já foi um grande avanço.

Soma-se a tudo isso, o prazer que os caminhantes têm de ver a cidade crescer , de uma certa forma até como parceiros desse progresso. Por isso, quando falto alguns dias à caminhada, ao retornar, começo a contar as novas construções e é fácil perceber que aquele lugar cheira a trabalho, a desenvolvimento. Trabalhadores da construção civil formam uma verdadeira orquestra, com o barulho de suas ferramentas, parecendo que estão a marcar o ritmo daqueles que por ali caminham. “E ainda dizem que estamos em crise”, comenta um senhor que passa correndo.

Num mesmo dia, no percurso de uma caminhada, conversei sobre política com “João do Mistura Fina”, reclamei da performance do galo com Robertinho advogado e falei sobre trabalho com Dr. Nélson Biulchi, presidente da OAB. Quando já estava indo embora, encontrei-me com Núbia André e Dona Ivone que estavam chegando. Após cumprimentá-las, segui meu caminho pensando: Para completar a beleza deste local, só falta mesmo construir uma praça e erigir ali um monumento que traga, quem sabe, os seguintes dizeres: “ Este loteamento só existe graças a perseverança, a garra e o espírito empreendedor da professora Núbia André, que, ao assumir a presidência do Jóquei, transformou este local num espaço para caminhada, democracia e progresso”.

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button