Diretoria da APAE Paracatu em Programa Especial na Rádio Juriti AM
Programa Opinião e Debate
Sábados, 10:15 horas
Rádio Juriti AM 870
Apresentação: Florival Ferreira e Mário Júnior
Entrevistadas: Maria Tereza e Maria Aparecida – Diretoras da APAE
"Estamos conversando com as empresas paracatuenses para que elas abram as portas para os deficientes, visto que eles têm muita capacidade, inteligência e vontade, faltando apenas a oportunidade"
"Já conseguimos muitos avanços, mas o nosso trabalho é no dia-a-dia principalmente com a inclusão do excepcional."
O Jornalista Florival Ferreira aborda agora a questão do preconceito que ainda existe com esses seres especiais que muitas vezes tem mais valor do que aqueles que agem com preconceito.
"As pessoas acreditam que a acessibilidade ao deficiente se limita a meio-fios, portas, ônibus adaptados. Tudo isso é muito importante, mas a acessibilidade social, acessibilidade ao emprego e à escola também são muito importantes. As escolas precisam adaptar seus currículos também aos deficientes, para que eles sejam agregados."
Florival Ferreira conclama aos fazendeiros da região para que possam aderir à campanha "doe um bezerro" da APAE.
"A APAE conseguiu parceria com o Rotary para a realização de Leilão no dia 8 de Novembro para a venda dos animais e bens arrecadados, e reverter os valores para contrapartidas necessárias à obtenção de verbas públicas para suprir as dificuldades da APAE.
Neste momento, diretoria da APAE responde a questionamentos dos ouvintes.
"Estamos enviando 6 profissionais a Belo Horizonte para cursos de capacitação no tratamento dos nossos atendidos."
APAE ressalta que não há meios de previnir a deficiência intelectual ou cognitiva, mas sim amenizá-la durante o processo.
Neste momento, Florival Ferreira questiona a respeito do fator que motiva os militantes da APAE a realizarem um trabalho tão importante voluntariamente.
A diretoria da APAE agradece aos componentes da Câmara Municipal o apoio e o abraço à causa.
Como mensagem final, as diretoras da APAE Paracatu agradecem o apoio dos paracatuenses e das entidades, e deixam o convite para que a população participe do Leilão do dia 8 de Novembro.