Quem é o pai do CEFET?
Investigação de Paternidade.
Inicia-se agora um processo de investigação de paternidade. Precisa-se descobrir com urgência quem é o verdadeiro pai do CEFET ( hoje IF Triângulo- Campus Paracatu). Fugindo do trivial num processo dessa natureza, desta vez não existe negatória da paternidade. Muito pelo contrário, este é um filho cobiçado e disputado por vários pretendentes: prefeito, deputados, governador, partidos políticos, empresas privadas e etc e tal. Já ouvi até da boca de um vereador que ele , sim, é o responsável por trazer o CEFET para o município .
Criança saudável, bonita, nova, todo mundo quer ser pai, nem que seja adotivo.
Há poucos dias , resolvi caminhar pelas ruas da cidade e fazer algumas perguntas sobre determinadas situações que muito nos afligem. Passei em frente ao hospital municipal e notei que havia ali uma movimentação muito grande de pessoas que reclamavam do mau atendimento. Resolvi então perguntar de quem era a culpa desse descaso com a saúde. O povo nomeou os pais para aquela situação vexatória: os governantes. Continuei meu périplo e deparei logo mais acima com vários andarilhos e pedintes que perambulam pelas ruas de Paracatu. Novamente as pessoas apontaram os pais desse descaso social: os nossos governantes. Descendo a avenida, percebi que não existe estacionamento e que o trânsito está um verdadeiro caos. Nem precisa dizer a nomeação dos genitores dessa situação: os políticos. Na outra avenida, servidores em greve faziam passeata por melhores salários e mostravam em sua faixas que o prefeito era o pai daquele absurdo. Cheguei à Câmara Municipal e presenciei estudantes que reivindicavam melhorias no transporte coletivo , principalmente para transportar os alunos do próprio CEFET. Advinhem quem os estudantes diziam que era o pai também desse descaso.
Interessante é que se perguntássemos a esse governantes sobre a paternidade desses graves problemas que assolam nosso município, certamente presenciaríamos o famoso “jogo de empurra”: o prefeito dirá que o pai é o governador, o governador empurrará para o presidente da república e os filhos pobres, doentes e feios continuarão sem pai , nem mesmo adotivo.
Voltando ao CEFET, uma verdade precisa ser dita: o grande responsável por trazer esta escola técnica a Paracatu é apenas um: o governo federal, com o empenho pessoal do Presidente Lula. Os projetos de Escolas Técnicas haviam sido descartados pelos governos anteriores, mas o governo Lula resolveu adotar essa criança que estava praticamente abandonada. Só neste ano de 2009 estão sendo inauguradas mais de 100 escolas técnicas em todo o país. Dirão que em Paracatu houve o empenho da prefeitura, dos deputados e das empresas. Isso não se questiona. São padrinhos. Estranho seria se essas instituições não colaborassem com um projeto tão importante.
Sem dúvida, o CEFET é um filho adotivo do presidente Lula e não é necessário fazer exame de DNA. Basta que os demais pretendentes nesse processo de paternidade, assumam suas responsabilidades de padrinhos e que, no mínimo, resolvam o problema do transporte desses estudantes, para que não continuem chegando atrasados às aulas e correndo riscos, inclusive de serem assaltados na Rodovia que dá acesso à Escola.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.