A Convergência Tecnológica e a Evolução da imagem
A evolução tecnológica é um processo evolutivo e não um processo revolucionário. É determinada por uma conjugação de fatores econômicos, sociais e culturais. Como? os usuários, que são pessoas ou empresas que necessitam e/ou têm acesso a conteúdos; a tecnologia determinam a velocidade e onde vai encaixar essa “evolução”.
Aí vem a questão: Onde se usa a tecnologia hoje em dia? Pergunta difícil né? Melhor perguntar se “existe” algum setor ou área que NÃO use a tecnologia.
Pegue o caso da fotografia por exemplo!
Ao longo dos séculos a arte de registrar imagens evoluiu dos desenhos nas paredes das cavernas, passando pela pintura, chegando à fotografia e ao cinema. A necessidade do ser humano de registrar imagens é muito antiga, a fotografia não foi inventada por uma única pessoa, em uma época determinada da história. A fotografia nasceu em preto e branco depois foi colorindo e passando por uma série de transformações.
Mas pra não demorar 200 anos pra te contar essa história, vamos começar pelo final do século XIX, onde vários métodos foram aparecendo.
HOJE, a fotografia vive uma crise de identidade com a revolução digital, parecida com a que a pintura enfrentou com a invenção da fotografia. A evolução segue
A fotografia digital não é novidade. Ela foi desenvolvida na década de 60, quando os Estados Unidos e a extinta União Soviética, pela disputa ideológica e espacial, dividiam o mundo com imagens de vôos espaciais, transmitidas às bases terrestres através do sistema digital. A partir dos anos de 1990 a nova tecnologia começou a chegar ao grande publico
Hoje temos à disposição ferramentas para capturar uma imagem de forma digital, e facilmente manipulá-las até a própria forma que compõem a foto.
Muitos têm criticado esta manipulação digital, mas o que ocorre é a sofisticação dos recursos de edição e montagem, sempre utilizados por fotógrafos.