Quanto Custa a Justiça?????????

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
No artigo passado refletimos sobre em que colocamos nossa confiança, e terminamos com a frase só a justiça gera a paz, porém recentemente fomos surpreendidos por um bate boca entre os ministros do Supremo Tribunal Federal.

Gostaríamos primeiro de salientar que a função mor do Supremo é ser guardião da Constituição Brasileira, ou seja, ele tem o dever de zelar para seu cumprimento, a possibilidade de editar a Súmula Vinculante, que terá o condão de decidir a vida de todos os brasileiros.

O Supremo Tribunal Federal decidiu sobre a taxação dos inativos, ou seja, possibilitou ao governo a cobrança no benefício dos aposentados com alegação de contribuição dos aposentados à sociedade. Foi dele também a decisão sobre o uso das algemas, em que restringiu em muito o uso das mesmas, porém estranhamente foi editada logo após algumas pessoas importantes alegarem maus tratos por parte das autoridades policiais. Recentemente decidiu sobre a revogação da lei de imprensa, enfim tem o poder de interferir em tudo do país.

As acusações soaram como uma bomba para nossos ouvidos, pois não se esperava que num ambiente tão requintado pudessem solicitar respeitos e pior acusar o colega de ter capangas, e o principal é que nos parece que são pessoas de outras galáxias, não sujeitas as mazelas dos pobres mortais.

Vejamos o que diz a Constituição sobre a escolha dos ministros: “Art. 101. O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre os cidadãos com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada.”
Lembremos que serão nomeados pelo Presidente da República, ou melhor, cargos de indicação política e ressalte-se que reputação ilibada é aquele que tem uma conduta reta, longe de qualquer dúvida ou possibilidade de mácula.

A população brasileira discutiu sobre a questão, mas pouco se falou sobre a origem do problema, por que os ministros foram ásperos??? Lembremos também que o tema aborto anencéfalo será decidido por eles, mas após longas audiências públicas, silenciaram-se, até agora nada. Por que não enfrentam decisões conflituosas??? Por que são tão distantes do povo????

Enfim estamos no maior degrau da escada do poder judiciário brasileiro, nada podemos fazer, a não ser cumprirmos as ordens do Supremo.

Depois de toda esta lavação de roupa suja frente às câmaras, gostaríamos de ressaltar as palavras do vice-líder do DEM na Câmara, José Carlos Aleluia (BA), “a briga traz prejuízos para a imagem do Supremo, que poderiam ser menores, caso as sessões de julgamento do plenário não fossem transmitidas ao vivo. "O incidente não é bom para a instituição. Temos uma democracia jovem e ainda muito que aprender. Temos exemplos como a sociedade norte-americana e a alemã que não transmitem ao vivo as sessões de suas Corte máximas. Acho que às vezes as coisas precisam ser lidas e ouvidas na frieza dos fatos e não no calor da transmissão ao vivo", disse.

Devemos ficar atentos a estas situações, pois poderemos entender porque um país tão rico está recheado de pobres, talvez seja porque não temos acesso às informações necessárias para pleitear nossos direitos, e lembremos que a autoridade cristã é aquela que serve e não a que é servida.


Marcos Rogério Miranda
Comunidade N. S. Rosário
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button