O vereador João Batista dos Santos (Joãozinho Contador), do PSDB, começou o seu mandato dando uma tacada certeira. Como contador, ele vinha articulando para viabilizar a assinatura de convênio entre o município de Paracatu e a União. Isso foi acertado agora. Resultado: a arrecadação referente o imposto territorial rural (ITR), que antes era dividida meio a meio com a união, vai ficar toda, todinha, para a Prefeitura de Paracatu, a partir de 2009.
Tomando como base o exercício passado, Paracatu deverá ter uma receita extra de cerca de 500 mil reais por ano. Só no que se refere à arrecadação convencional, bem entendido. Mas há a possibilidade de a grana extra ser maior ainda. É que existem processos em curso referentes a multas e outras penalidades que podem render outros 3 milhões de reais. Com o convênio, o dinheiro relativo a essas pendengas jurídicas, que antes iria para a união, também ficará para o município.
É uma boa notícia, num momento em que a crise conjuntural global ameaça golpear rudemente as receitas municipais. Detalhe: Paracatu vai arrecadar a mais, apenas em um ano, mais do que o vereador ganhará nos quatro anos do seu mandato. Moral da história: Além do trabalho parlamentar que ele irá fazer, e que, pelo andar da carruagem, será muito bom, Joãozinho Contador ficará de graça para a cidade. E ainda vai render um troco gordo para o município!
Quer mais? Paracatu foi o primeiro município de minas gerais a conquistar o benefício.
Bom também…