Trabalhar no presente, pensando no amanhã. Esta é a premissa que norteia a atuação da Unidade Morro Agudo da Votorantim Metais, nas áreas social, de meio ambiente e econômica, a fim de contribuir para o desenvolvimento regional de Paracatu (MG) e assegurar a perenidade dos seus negócios.
“Em 2011, avançamos nas boas práticas de gestão, obtendo resultados significativos, conquistados, em especial, devido ao amadurecimento de visão de coletivo dos nossos funcionários e da própria comunidade, que hoje é mais consciente do seu papel como agente transformador da própria história. O reconhecimento veio com a conquista do Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental (PMGA), promovido pela União Brasileira para a Qualidade (UBQ); e o Destaque no Guia Exame de Sustentabilidade da Revista Exame com o projeto Resíduo Zero”, comemora Andreia Nunes, gerente geral da Unidade Morro Agudo da Votorantim Metais.
Criado com a proposta de reduzir a geração de resíduos provenientes de suas atividades a Unidade Morro Agudo, o Projeto Resíduo Zero se fortaleceu em 2011. Através de mudanças no processo a empresa conseguiu transformar o que antes era resíduo em produto e fonte de renda. O rejeito de suas operações antes dividido em PCI (pó calcário industrial e resíduo perigoso) e PCA (pó calcário agrícola), passou a ser 100% PCA.
Conforme explica o consultor financeiro da Unidade Morro Agudo, Flávio Luiz Pereira, o calcário agrícola, um dos produtos da Votorantim Metais foi responsável, em 2011, por uma receita líquida de R$7 milhões, o que representa um aumento de 62% em relação ao ano anterior, por meio da comercialização de 550 mil toneladas do produto, que tem como uma das suas principais utilizações a agricultura. “O diferencial do calcário agrícola da Votorantim Metais é o seu potencial nutritivo e ação corretiva da acidez do solo, por conter em sua composição o zinco. Em média, a cada uma tonelada de calcário, encontra-se 2Kg e meio de zinco, que atua como micro nutriente para as plantas. Em nossos processos, buscamos sempre conciliar a rentabilidade produtiva com a preservação ambiental”, comenta Pereira. Segundo ele, a parceria efetivada com a Votorantim Cimentos foi essencial para a melhoria da logística de distribuição, levando o Zincal 200 a novos mercados, como Mato Grosso, Piauí, Goiás e São Paulo. A meta para 2012 é chegar à comercialização de 800 mil toneladas de calcário agrícola.
A evolução do projeto Resíduo Zero vem com o a iniciativa de utilizar o PCI como insumo de produção. Ao reaproveitar este material consegue-se extrair o minério contido no mesmo e ainda reduzir a geração de resíduos, pois, após passar novamente no processo produtivo o mesmo é transformado em PCA. Baseado nos 5Rs da Sustentabilidade (reduzir, reutilizar, reciclar, reeducar e replanejar), o Projeto é uma importante ferramenta de controle ambiental e também uma oportunidade de aumento da vida útil dos negócios da Votorantim Metais na região, já que ele contribui para a otimização do recurso natural a partir de uma menor movimentação das reservas ambientais para alimentação da planta de beneficiamento.
Na gestão de águas e efluentes, duas iniciativas merecem destaque. A primeira é a recirculação de água. “Hoje, não utilizamos água nova na operação. Reutilizamos 100% da água utilizada no processo produtivo” explica André Siqueira, Analista de Meio Ambiente. A segunda alternativa que merece ser destacada é o projeto “Água Limpa”. De acordo com André Siqueira, através da criação de dois circuitos foi possível fazer a separação das águas no interior da mina, e a água limpa proveniente do lenço freático é bombeada e devolvida diretamente para a natureza sem necessidade de tratamento. Com este projeto a unidade conseguiu uma redução de 50 metros cúbicos por hora de geração de efluente.
Com o sentido de agregar valor ao processo produtivo, a Votorantim Metais envolveu a sua cadeia de fornecedores, estimulando as boas práticas de gestão sustentável. Como exemplo, Siqueira cita a reutilização de embalagens do amil xantato – insumo utilizado no beneficiamento. “Quando incentivamos o fornecedor a reduzir o consumo, intensificamos a logística reversa, bem como atuamos como indutores da consciência sustentável”, afirma.
Multiplicando os conceitos da preservação ambiental à comunidade, a Unidade Morro Agudo da Votorantim Metais desenvolve, desde 2007, o Programa de Educação Ambiental (PEA). Em 2011, o Programa beneficiou alunos e educadores da Escola Municipal Arquimedes Cândido Meireles, localizada a 2 Km da Unidade. “O Programa é mais uma oportunidade de a empresa mostrar que está presente no município, utilizando de forma consciente o bem natural. Além disso, por meio de atividades lúdicas, como a contação de histórias e gincana ecológica, e de interação com a natureza, levamos aos cidadãos exemplos de conservação ambiental. Cuidamos do que a gente conhece”, conclui o analista Ambiental. A expectativa é que em 2012 o PEA se estenda a outras comunidades do entorno da Unidade.
Geração de Emprego e Renda
Com a finalidade de aumentar a vida útil da Unidade, garantindo a geração de emprego e renda na região de Paracatu, a Votorantim Metais desenvolve o Projeto Morro Agudo 2020, que tem como objetivo identificar novas oportunidades de lavras. Em 2011, as equipes de trabalho do Projeto conseguiram confirmar os potenciais alavancados em 2010, como a Mina de Ambrósia, que deverá iniciar suas operações ainda em 2012.
Pensando novas alternativas para o aquecimento econômico de Paracatu, a Unidade Morro Agudo foi uma das fundadoras da Agência de Desenvolvimento de Paracatu (Adesp), que, em 2011 completou 10 anos de atuação. De acordo com o consultor econômico da Votorantim Metais e diretor da Adesp, Flávio Luiz Pereira, a empresa tem tido uma participação ativa na identificação de novas vocações econômicas pensadas pela agência, como um diagnóstico que apontou a necessidade de buscar alternativas econômicas para o município. Uma delas foi a realização de cursos de capacitação para atendimento da mão de obra local para atuar nas indústrias, que até então era carente de trabalhadores especializados neste setor da economia local.
Por meio do Programa ReDes, iniciado em fevereiro de 2011, o Abastecimento Alimentar, Turismo e a Economia Criativa foram diagnosticados como oportunidades e definidos como linhas prioritárias de ação para o desenvolvimento territorial de Paracatu pelo Conselho Comunitário, formado pelas organizações locais. O Programa ReDes também conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES – e tem por orientação o alinhamento com políticas públicas e a expectativa dos cidadãos, fortalecendo a economia inclusiva e a articulação entre os três setores da sociedade em instâncias participativas. A iniciativa tem prazo de realização de cinco anos e visa a apoiar ações de geração de trabalho e renda, por meio de fomento a cadeias produtivas e qualificação profissional. Na próxima etapa do ReDes, serão selecionados os projetos que serão realizados em 2012.
Transformação Social
Na área social, a Unidade Morro Agudo da Votorantim Metais, em parceria com o Instituto Votorantim colabora com o avanço da qualidade da educação pública, por meio do Projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE), desenvolvido em conjunto com Ministério da Educação, Secretaria Municipal de Educação, Canal Futura, Movimento Todos Pela Educação, GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) e Comunidade Educativa CEDAC.
De acordo com o mobilizador do PVE da Unidade Morro Agudo, João Paulo Rabelo, o balanço das etapas de 2011 mostrou o empenho de todos no cumprimento das metas e propostas do projeto. Segundo ele, foram realizadas mais de 620 atividades de articulação, como reuniões com famílias para a discussão do conteúdo da cartilha “Acompanhem a vida escolar dos seus filhos”; encontros com diretores e professores; divulgação do Concurso Tempos de Escola – um dos frutos do Projeto – para os alunos e nas unidades da rede municipal; reuniões com associações e imprensa; atividades com funcionários nas Unidades da Votorantim, entre outras ações. Em Paracatu, 16.960 pessoas foram beneficiadas direta e/ou indiretamente pelas ações propostas pelos ciclos ao longo do ano.
Em 2011, a Unidade Morro Agudo e o Instituto Votorantim, contribuíram, ainda, para a realização de atividades de capacitação profissional de jovens, democratização do acesso à cultura e literatura, bem como de defesa dos direitos da criança e do adolescente, por meio dos projetos Pintando o Sete, desenvolvido pela APAE e Mitra/Pastoral da Criança; Futuro em Nossas Mãos e Biblioteca Viva, da Fundação Conscienciarte. As parcerias beneficiaram diretamente cerca de 6.900 pessoas.
Sobre a Votorantim Metais
A Votorantim Metais é uma Empresa do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados empresarias da América Latina. A Companhia possui dezessete (17) unidades: onze (11) no Brasil, quatro (4) nos Estados Unidos, uma (1) na China e uma (1) no Peru. A Empresa é a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina, e líder no mercado brasileiro de alumínio e uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo. Esta sinergia reforça a posição da Companhia como segunda maior empresa brasileira de metais básicos, com faturamento de R$ 7,9 bilhões em 2010 e aproximadamente 10 mil funcionários.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.