E a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social firmou com Paracatu um convênio para a execução de programa de recuperação hidroambiental na região do Mundo Novo no município.
O programa se dará pela implantação de uma Estrada Ecológica que servirá de modelo para a região, com recuperação de 5,04 km de estrada, construção de 200 cacimbas (barraginhas), e cercamento de 06 nascentes/veredas, na região do Mundo Novo, dentro dos princípios do Programa de Revitalização da Bacía Hidrográfica do Rio São Francisco (PRSF).
Com o Projeto Modelo de revitalização da estrada existente serão adotadas técnicas de recuperação das erosões laterais existentes na estrada e realizadas ações físicas de captação de águas pluviais para dentro das cacimbas promovendo a sua infiltração e como conseqüência a recarga do lençol freático.
Completando as ações de recuperação ambiental serão recuperados os brotamentos de águas com a retirada do pisoteio do gado destas áreas, evidenciando um aumento significativo na produção de águas nas nascentes e veredas.
A inversão da inclinação da estrada, a construção das cacimbas, o cercamento de nascentes são ações necessárias, visto que existe um potencial significativo na exploração da agropecuária, na agricultura irrigada de grãos, fato que promove um forte impacto sobre os recursos ambientais. Com a implantação de grandes projetos irrigados foi observada uma diminuição gradativa da oferta de água em algumas microbacias.
Hoje já existem conflitos acirrados naquele trecho ligados aos direitos de uso da água.
A verba de cerca de 200mil reais foi destinada ás obras do Projeto que já em meados de janeiro entrará em execução.
Foto cedida pelo movimento verde