Foi liberado na manhã de hoje um triste dado pelo Ministério da Saúde. Paracatu é a cidade que encontra-se em pior situação no Noroeste de Minas no quesito Dengue: O município que foi classificado como o qual detém alto risco de infestação de dengue detém a média de três casas com foco para cada cem residências pesquisadas.
A Prefeitura estuda atualmente a criação de uma força-tarefa formada por agentes da Secretaria Municipal de Saúde objetivando vistoriar casas e espaços comerciais e também campanhas de orientação à população.
Em um ranking no qual seria confortável ter apenas 1% de infestação, Paracatu registrou 3,5. Para se ter uma ideia, no noroeste mineiro esta é a maior marca registrada. A cidade Vizinha Unaí, que também está em alerta registrou apenas 1,8%.
Os dados do LIRAa funcionam como uma espécie de prognóstico de como será o verão, época em que aumenta a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
No ano passado, 21 pessoas morreram em Minas com a doença. Em 11 meses de 2011, foram notificados 61.065 casos de dengue. O último surto da doença em Minas aconteceu no ano passado, quando houve 261.915 notificações da doença e 106 mortes.