E a Polícia Rodoviária Federal realizou ontem durante todo o dia o projeto “Cinema Rodoviário, transformando atitudes para salvar vidas”. Este projeto vem acontecendo de forma itinerante, sendo que na ultima terça ele passou por Montes Claros, ontem foi a vez de Paracatu e hoje acontece em Três Marias. Ele será finalizado amanhã em Sete Lagoas.
Segundo o Inspetor Denis, cerca de 76 pessoas assistiram os vídeos e viram as fotos educativas de acidentes no transito. Este numero foi considerado elevado tendo em vista que não só os condutores mas também todos os ocupantes dos veículos foram convidados a participar do projeto.
Enquanto a autuação era lavrada, o condutor assistia uma palestra de seis minutos, contendo fatos acerca de acidentes causados por condutores sem cinto de segurança, ultrapassagem em lugar proibido, pessoas que se envolvem em acidentes por estar conduzindo e falando ao celular, enfim, vários tipos de acidentes.
Ainda de acordo com o inspetor Denis, este projeto vem primeiramente para tentar diminuir o numero de acidentes que vem ocorrendo no trecho que a delegacia de Paracatu é responsável (somente na semana passada foram nove pessoas que perderam a vida em acidentes na BR040 no trecho de Paracatu).
Já no Brasil 400 mil pessoas morrem por ano em acidentes no transito, isso dá uma média de 110 pessoas mortas por dia no transito em geral.