E muita expectativa foi posta a mesa neste Natal de 2011 pelos comerciantes Paracatuenses. Porem para muitos não chegou muito próximo de suas estimativas. Foi liberado hoje pela Associação do Comercio Varejista de Paracatu que o faturamento nominal subiu apenas 5,0% em relação ao Natal de 2010. A entidade esperava uma alta de 6,5%.
Em outras palavras, não é que foi ruim o faturamento, porem era esperado que o aumento fosse maior, principalmente no ultimo dia 24, momento em que muitos paracatuenses foram as ruas para efetuar as compras de ultima hora.
Os setores, segundo pesquisa ainda preliminar, que mais faturaram no município foram os revendedores de eletroeletrônicos, perfumaria e vestuário, seguidas dos brinquedos.
Ainda de acordo com a Associação do Comércio Varejista de Paracatu este ano foi o ano das compras com cartão de crédito e cheques. A primeira opção liderou com cerca de 42% do montante geral, já os cheques ficaram com cerca de 20% das compras, o restante foi em dinheiro.
O consumidor local também preferiu comprar a prazo. A maioria das vendas do município foram divididas em até três vezes, o que mostra que o paracatuense realmente não tem medo de crediário.
Se por um lado as vendas de natal não foram as maiores da história, por outro, há comerciantes que tem (e muito) o que comemorar. No domingo a noite um grande e inesperado público lotou as avenidas centrais do município.
Bom mesmo foi para os comerciantes que se arriscaram a trabalhar neste período. Carrinhos de cachorro quente e sanduiches e também estabelecimentos comerciais voltados a alimentação faturaram como nunca.
Certa hora da noite já não havia mais nada que pudesse ser consumido no centro da cidade e os comerciantes começaram a fechar as suas portas por não ter mais nada a oferecer ao numero ainda crescente de clientes.
Com certeza o faturamento do finalzinho do natal para estes comerciantes ultrapassou a meta que foi traçada.