Na última semana, o Prefeito Vasco Praça Filho, Vasquinho, entregou 910 computadores ‘net books’ aos alunos de 4° e 5° anos de escolas municipais urbanas e mais 15 às secretarias das escolas. O Projeto de Inclusão Digital é uma realização da Prefeitura através da Secretaria de Educação em parceria com a Bevap Bioenergia. O objetivo da ação é disponibilizar e possibilitar a inclusão digital bem como a modernização das ferramentas de ensino de educadores, alunos e suas famílias.
Oito escolas da rede municipal receberam a nova tecnologia com a implementação do maior projeto de inclusão digital em escolas de todo o estado de Minas Gerais. Além da entrega dos computadores, o projeto conta com a instalação de banda larga nas escolas, redes WiFi e câmeras de segurança nas praças Firmina Santana e do Alto do Córrego.
Para a secretária de Educação Maria José Gonçalves Santos, Zequinha, a parceria com a Bevap proporcionará aos alunos o direito ao acesso digital, ou seja, “a educação atendendo as exigências do século 21”, afirmou. Já a professora Ivanete Souza Guimarães, da escola Leonor Ulhôa Victor Rodrigues, ressaltou a importância do uso dos ‘net books’ como ferramentas de ensino que possibilitam a construção do conhecimento, gerando grandes avanços no processo de educação. Os professores dos alunos beneficiados receberão cursos básicos de informática e dos programas desses equipamentos.
O presidente da Bevap, Márcio Gotlib, destacou o valor da informática para o futuro profissional dos alunos e também a contratação da empresa XN Brasil, responsável por montar os sistemas nas máquinas. “Vocês alunos serão os profissionais de amanhã. Unindo a educação adequada, a conhecimentos em inglês e informática com dedicação, vocês aumentarão suas possibilidades de trabalho. Abracem essa semente”, aconselhou.
Vasquinho, completou os discursos enfatizando a importância do projeto, da valorização da criança e do educador através das parcerias firmadas para a concretização do maior projeto de inclusão digital de Minas Gerais. E aproveitou para pedir à Bevap a expansão do projeto com a inclusão no próximo ano de mais instituições: “Mesmo com esta grande realização, nós solicitamos e acreditamos na ampliação do projeto para mais escolas municipais, estaduais, e inclusive a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)”, concluiu o prefeito.
Estiveram presentes na ocasião Silvina Dana Selva (acionista da Bevap), Rodrigo (gerente da Caixa Econômica Federal), Jorge Carlos Amin (representante da XN Brasil), representantes de instituições e empresas locais, secretários municipais, vereadores, o deputado federal Antonio Andrade, dentre outras autoridades, personalidades, estudantes, professores e diretores.
O investimento total do projeto de inclusão digital será de R$ 4 milhões para oferecer as crianças recursos e a realização de um sonho. Na solenidade, o coral da escola Márcia Macedo Meireles (CAIC) apresentou-se, incluindo no repertório o hino da cidade.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.