Exposição de Arte “Ebru” acontece na Casa de Cultura

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
E aconteceu em Paracatu da ultima quinta feira (24/11/2011) até o ultimo domingo (27/11/2011) na Casa de Cultura uma exposição de arte internacional “Ebru”. A mostra teve a sua abertura oficial na ultima quinta feira, momento em que a artista Sibel Çakir esteve presente na Casa de Cultura.

Com a organização de Ana Cunha, Fabiana Ceyhan e a atual Secretária de Turismo Eloiza Cunha, o evento atraiu olhares atentos de vários Paracatuenses, os quais demonstraram um interesse impar por esta arte que tem como país de origem a Turquia.

Estiveram presentes na cerimonia de abertura, além da população de Paracatu, o Adido Militar da Turquia Coronel Ekrem Çakir (esposo da artista Sibel Çakir); o Adido Militar do Paquistão no Brasil, Brigadeiro Muhammad Saleen, sua esposa Rabia e a filha; o Coronel Aluísio da Costa, representando o Ministério da Defesa.


A exposição não chamou apenas a atenção do publico paracatuense, mas também do atual governo Estadual, representado pelo Governador Antônio Anastasia, o qual enviou um cartão felicitando pela atitude e o Governo Federal presentado pela Presidente Dilma, a qual agradeceu pelo convite de vir a Paracatu e desejou sucesso ao evento.

Para você leitor que não conhece a Arte Ebru, ela é basicamente a técnica de pintura sobre a água mais antiga que se tem noticia. Teve origem nos séculos IX e X, na região mais oriental do Médio Oriente, antes do período feudal otomano. Com a invasão Mongol, esta arte, juntamente com o povo Islâmico, migrou para o ocidente – atual Turquia – passando pela Pérsia de onde herdou o nome “Ebru”, significado de ser parecido com nuvem.

A arte Ebru é o primeiro produto artístico do povo turco sobre a arte Islâmica cuja filosofia muito profunda, relaciona a criação divina com a arte. Prova que a natureza é obra assinada do mesmo artista.

A arte reproduz a vida em sua essência; na criação cuja forma mais bela enaltece a existência humana. Todo ser vivo é reproduzido na água quando se acrescenta pigmentos. É uma arte da eternidade. Nenhuma obra é produzida em série. Cada trabalho é único; dai a sua analogia com a criação.

Foto 01: Sibel ensina a criança como se faz a arte Ebru
Foto 02: Lembranças da turquia
Foto 03: Arte Ebru
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button