E a algum tempo que vem sendo observada uma certa lentidão em algumas áreas do Fórum Martinho Campos em Paracatu. O juizado especial e a Vara criminal, por exemplo, estão sendo operados por juízes substitutos.
Algumas reclamações de leitores têm chegado a nossa redação quanto à conciliação judicial em Paracatu: O que deveria ser um meio alternativo de resolução de conflitos em que a agilidade seria o ponto principal acaba por ser mais demorado ainda no município nos últimos meses. Para se ter uma idéia, há processos que estão parados desde o ultimo ano.
Segundo informações obtidas dentro do próprio Fórum esta falta de agilidade ocorre principalmente pela conciliação estar sem um juiz oficial. A mesma está operando com uma Juíza substituta, a Doutora Maria Augusta Balbinot.
Uma situação similar é observada na Vara criminal, a qual está sendo substituída pelo Doutor Rodrigo, já que o Juiz titular foi atuar junto ao STF. A situação na Vara Criminal é ainda mais difícil, já que nesta semana ocorreria o ultimo tribunal do Júri do ano, o qual teve de ser cancelado e provavelmente ocorrerá somente em Dezembro.
Ainda de acordo com informações obtidas junto ao Fórum Martinho Campos, esta situação mesmo estando dentro da legalidade, logo será resolvida. Porem depende primordialmente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o qual tem que publicar um edital para convocar os juízes que faltam na comarca de Paracatu para então ou remove-los para nosso município ou então nomear juízes que recentemente foram aprovados em concursos públicos.
Os processos não estão tendo prosseguimento como deveriam, já que os juízes substitutos estão trabalhando além da sua competência, isso torna o trabalho mais lento, porem o tribunal de justiça está operando para que esta situação volte ao normal até o próximo mês.