O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) inaugura hoje em Unaí, sua Unidade Regional Integrada no Noroeste de Minas, que atende 21 municípios da região, inclusive Paracatu.
O espaço reunirá a Superintendência Regional de Regularização Ambiental (Supram), o Núcleo Regional de Fiscalização Ambiental, o Escritório Regional de Florestas e Biodiversidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Contará, ainda, com a presença de um funcionário do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).
A nova sede, situada na Rua Jovino Rodrigues Santana, 10, Bairro Nova Divinéia, recebeu investimentos de R$ 2,9 milhões na construção do prédio, que será ocupado pelos órgãos ambientais.
A obra, que teve início em julho de 2009, priorizou a utilização de materiais ambientalmente sustentáveis e de operação econômica. As caixas d’água armazenam 15 mil litros de água da chuva, que é aproveitada na umidificação do ambiente por meio de um espelho d’água e na irrigação dos jardins.
A acessibilidade à edificação foi assegurada por meio da construção de rampas e respeito às inclinações e larguras previstas. Da mesma forma, foram construídos sanitários acessíveis e demarcados espaços no estacionamento para pessoas com necessidades especiais.
Acompanhe agora os serviços que serão prestados por esta nova unidade:
O Núcleo de Regularização Ambiental atua na regularização ambiental de empreendimentos e na análise de solicitações de autorizações relacionadas à agenda verde. Faz, também, a análise técnica dos processos de intervenção ambiental em vegetação. Tem papel de suporte às decisões dos integrantes das comissões paritárias e do Copam.
O Núcleo Regional de Fiscalização Ambiental fiscaliza o uso correto dos recursos naturais e o cumprimento da legislação ambiental nas agendas verde, azul e marrom, atuando de forma integrada. É responsável pelo cadastro e registro de empreendimentos e pessoas ligadas à exploração e utilização de produtos e subprodutos florestais e da pesca. Apoia, ainda, ações de prevenção e combate aos incêndios florestais e outras emergências ambientais, como enchentes.
O trabalho de gestão dos recursos hídricos ganha um novo impulso no Noroeste mineiro, com a presença na unidade de um profissional do Igam. Assim, será possível uma interação maior com os comitês de Bacia do Rio Urucuia e do Rio Paracatu. Além disso, o acompanhamento da elaboração dos planos diretores de recursos hídricos e o apoio aos projetos desenvolvidos com recursos do Fhidro serão aprimorados.
O IEF mantém sua atuação na região, com foco nas atividades de desenvolvimento e conservação florestal, no estímulo às pesquisas científicas relacionadas à conservação da biodiversidade e na gestão das unidades de conservação.
Informações gentilmente cedidas pela Agencia Minas