Ultimo LirAa do ano mostra aumento no número de focos de dengue em Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Um velho inimigo da população paracatense voltou a mostrar a sua cara neste ultimo mês: o mosquito aedes aegypti. Um grande aumento foi constatado no ultimo LirAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti) divulgado na manhã de hoje (07/11/2011).

Para se ter uma breve idéia, no penúltimo LirAa, o qual foi divulgado no mês de agosto o nível de infestação foi apenas de 0,1%, quer dizer, apenas uma residência de Paracatu apresentou foco positivo de dengue.

Já no levantamento que foi divulgado nesta manhã, o nível subiu drasticamente: 3,5% foi a média do município, o que representa que 45 casas de Paracatu apresentarem focos positivos da dengue. Lembrando que os dados foram colhidos no período de 24 a 28 de outubro. Um número muito alto, levando em consideração que no ano passado no mesmo período o nível foi de 1,7% apenas.

Paracatu foi classificada como cidade com Alto Risco de Epidemia. Segundo a FUNASA, temos que tentar utilizar estes meses que ainda restam de 2011 para tentarmos baixar o nível, sendo que Janeiro é considerado o mês de pico no numero de focos (no ano passado o nível do mês foi 6,3).

Para que fosse feita a pesquisa, o município foi dividido em três partes chamadas extratos. O Extrato I compreende na região do Cidade Nova, Prado, Cidade Nova II, Lavrado, Paracatuzinho, Fazenhinha, Bandeirantes, Chapadinha, Vila do Sol, enfim, todos os bairros que são repartidos do centro do município pela “praia”, este extrato teve um índice de infestação de 3,2%.

Já o extrato II, o qual compreende em toda a zona central, mais bairros como o Mirante, Bela Vista, Santana, Arraial D’Angola, Amoreiras I, enfim, todos os bairros que fazem limite com o centro da cidade ficou com o índice de 3,0%.

Já o extrato III, o qual compreende em todos os bairros que são cortados pela BR040, a exemplo do Alto da Colina, Amoreiras II, Alto do Açude, Explanada, Nossa Senhora de Fátima até o bairro Alvorada foi o extrato que mais teve numero de focos, o qual ficou com 4,3% de infestação.

Logo, isso reacende a nossa necessidade de estar sempre cuidando de nosso quintal, pois não queremos que Paracatu novamente figure entre as cinco cidades com maior numero de casos confirmados de dengue, já que quando isso acontece, quem sofre somos nós mesmos, a população.


Imagem nº01: Passeata que ocorreu no centro da cidade em Maio de 2010 com o intuito de conscientizar a população local quanto a prevenção dos focos do mosquito da dengue

Imagem nº02: Passeata que ocorreu no inicio de 2011, no dia “D”, também para conscientizar a população local quanto aos males da dengue.

Imagem nº03: Alunos das escolas públicas e entidades locais mobilizados.

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button