E acontecerá neste próximo sábado a 13ª Feira da Cachaça de Paracatu. Neste ano quem está encabeçando o evento é a Secretaria Municipal de Cultura junto da Associação dos Produtores de Cachaça e Rapadura do Vale do Paracatu.
Neste ano acontecerão algumas mudanças significativas para abrilhantar ainda mais o evento que projeta a cultura da cachaça paracatuense: esta será a primeira edição que na abertura acontecerá uma palestra acerca de cachaça. A palestrante da noite será a senhora Luli Neri, ela que é professora da UNB. O tema da palestra será “Cachaça, a expressão da cultura brasileira”, a qual acontecerá às 17:00 horas na Casa de Cultura.
Na edição deste ano, participarão 10 produtores do município sendo eles a:
CACHAÇA PAGUI-A-FERRO
CACHAÇA TAMANDUÁ
CACHAÇA SABOROSA
CACHAÇA PARACATU
CACHAÇA RAINHA
CACHAÇA PARAISO
CACHAÇA VIEIRINHA
CACHAÇA GONÇALVES
CACHAÇA DO PORTO
CACHAÇA BURITIZANA E LAMBICADA
Paracatu é a única cidade do Estado que fabrica cachaça de rapadura, por meio de um processo artesanal, onde ocorrem duas queimas: uma quando se faz a rapadura e outra na diluição, quando retorna ao melaço, que se transformará em cachaça. Para os entendidos do assunto, esta característica confere alta qualidade ao produto.
A expectativa dos organizadores da Feira é receber cerca de 10 mil pessoas, nos quatrocentos metros da Rua Goiás, onde haverão inclusive tendas para que o publico que comparecer ao local não se molhe caso chova.
A outra novidade deste ano será que haverá um horário de degustação: o sistema continuará o mesmo: o interessado em degustar compra um copinho e poderá beber o quanto quiser, porem agora haverá horário, o qual acontecerá das 21:00 horas até às 23:00 horas.
A animação do evento será por conta do grupo “Os Lascadões” de Patos de Minas. Além das tradicionais barraquinhas dos fabricantes de cachaça, haverá comida típica, artesanato e leilão de cachaças. Outro destaque do evento é o Armazém da Cachaça, um local para mostrar a origem dos produtos e viabilizar a venda no atacado.