As chuvas de verão trazem um alerta para as autoridades de saúde: a preocupação com a dengue. Neste período o mosquito Aedes aegypti se prolifera com mais facilidade. Por isso os agentes de saúde de Paracatu reforçam o trabalho nos locais que podem acumular água.
Entre pneus velhos e latarias de veículos, pode estar um inimigo conhecido: o mosquito da dengue. O trabalho para eliminar os focos é duro. Tudo é vasculhado. A meta é retirar a água acumulada, destruir possíveis locais que servem para abrigo e reprodução do Aedes aegypti.
Com o trabalho constante das equipes de zoonoses no combate à dengue e a estiagem prolongada, o índice de infestação caiu vertiginosamente em Paracatu em relação ao mesmo período do ano passado, situação que pode mudar com a chegada do período chuvoso.
De janeiro até agora, 144 casos de dengue foram notificados no município, sendo que 27 foram confirmados. Dados que estão abaixo do que o Ministério da Saúde preconiza. Realidade diferente de outras cidades. Em Minas Gerais este ano foram registradas 18 mortes por causa da dengue, duas delas em Uberaba, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Na cidade já foram confirmados 1.533 casos da doença e 161 pessoas aguardam resultado.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.