E foi nesta ultima semana que o comércio de Paracatu começou a sentir a proximidade do Dia das Crianças. Desde a última sexta-feira, lojas especializadas em brinquedos, roupas e artigos infantis registraram aumento significativo, tanto na procura quanto nas vendas.
O novo movimento motivou a opção pela extensão do horário normal de funcionamento, por parte de alguns dos estabelecimentos. Diversos comerciantes ficarão abertos até mais hoje, tudo para dar mais oportunidade dos pais poderem escolher com calma o presente de seus filhos.
A estimativa do SINDICOMERCIO de Paracatu para o Dia das Crianças é que a quantidade de vendas supere em 10% o registrado no mesmo período, em 2010. Porém, o faturamento deste ano pode ser prejudicado pela greve dos bancários.
Mas você ai de casa deve estar curioso: como surgiu o dia das crianças? O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.
Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de
"criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi
oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.
A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.