Projeto Descubra Patrimônio Paracatuense é encerrado na Casa de Cultura

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
A esperança de que a preservação do patrimônio histórico da “Atenas Mineira” – como já fora conhecida Paracatu em função de sua relevância econômica e cultural para o Estado – esteja nas mãos de crianças, adolescentes e jovens estudantes pôde ser vista através do que se chamou de Descubra Patrimônio Paracatuense, um dos projetos voltados para o desenvolvimento sustentável da cidade, e que objetivou conduzir os estudantes pelo Núcleo Histórico e educá-los sobre a importância da sua preservação.

O encerramento das atividades deu-se na manhã desta quinta-feira (6), na Casa de Cultura, onde estavam presentes a Secretária Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Sra. Eloísa Cunha, o Sr. José Eduardo Trevisan, Presidente da ADESP (Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu), instituição responsável pela gestão do projeto, a Sra. Gilcélia Cozensa, representante da mineradora Kinross Gold Corporation, que é parceira, além representantes de outras secretarias municipais e de diretores e alunos das diversas escolas de Paracatu.

A cerimônia de conclusão do projeto contou com a encenação por parte de alunos da Escola Estadual Júlia Camargos, de peça teatral sobre a mulata fidalga Mariana Batista – conhecida, segundo a história, em que teria presenteado com um “cacho de banana de ouro” a Rainha de Portugal, Dona Maria I (“A Louca”) e em recompensa, teria obtido o tratamento de fidalga e como tal, poderia frequentar a Igreja de N. Sra. do Santana, então destinada aos brancos – e do recital, pelos alunos da Escola Municipal Joaquim Adjuto Botelho, da poesia “Paracatu pede passagem, de Lavoisier Wagner Albernaz (poeta paracatuense), ambas escolas participantes do projeto.

O evento também contou com os relatos das experiências vivenciadas pelo condutor Cleuton, da Associação dos Condutores de Turismo de Paracatu (ACONTUP) e do arquivista Carlos Lima, que com imagens das visitas guiadas ao Arquivo Público Municipal, explanou sobre o contato dos alunos com os documentos, a pesquisa e a preservação do meio ambiente. Logo após, houve as considerações também por parte dos organizadores e parceiros do projeto.



Foto 1: Diretora Maria Aparecida, da Escola Estadual Júlia Camargos, recebe placa de homenagem das mãos da Secretária Municipal de Turismo, Indústria e Comércio Eloisa Cunha.

Foto 2: Apresentações, café colonial e exposição marcaram o encerramento do Projeto Descubra Patrimônio Paracatuense.

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button