E as chuvas já chegaram. Depois de um longo período de estiagem, é grande a expectativa de ver a primavera em sua plenitude, com árvores floridas, folhas viçosas, os galhos brotando. Mas o período chuvoso também traz algumas preocupações e requer alguns cuidados. Isso porque algumas doenças podem surgir com o acúmulo de água ou após o contato com a água contaminada.
Uma delas é a dengue, já que a elevação da temperatura após o período chuvoso favorece o desenvolvimento das larvas do mosquito Aedes aegipty. Para ter uma idéia, no ano de 2010 Paracatu teve 3.186 casos de dengue notificados e 614 confirmados! Já neste ano de 2011 o município teve apenas 114 casos notificados e 27 confirmados.
A prefeitura municipal pensando nisso lançou nesta manhã um alerta, chamando todos que vivem no município para a responsabilidade de não deixar que os casos de dengue voltem a crescer no município. Só depende de você ai de casa para que não haja novamente uma epidemia na cidade e não voltemos a figurar entre as cidades mineiras mais infestadas por Dengue.
As secretarias da Saúde e Meio Ambiente trabalharam durante todo este ano na limpeza de lotes, de bueiros, nas visitas domiciliares e em campanhas publicitárias. Houve também o envolvimento maciço da sociedade, a qual ajudou a manter seus lotes limpos e livres de criadouros para o mosquito. A diferença entre um ano e outro é gritante. Mas, precisamos reduzir ainda mais.
Alguns cuidados simples como não jogar lixo nas ruas, em lotes vagos e nos rios, manter os quintais limpos, substituir por areia a água dos suportes de vasos de plantas, entre outros, podem ajudar a evitar a proliferação da larva.