Por se tratar de um projeto preventivo, sócio educativo, cultural e de formação de valores, tem procurado desenvolver suas atividades com adolescentes da escola pública de paracatu com idade entre 13 e 17 anos, utilizando para tanto ensinamentos de disciplina, civismo, cidadania, ética, moral, profissionalizantes, práticas desportivas, respeito às pessoas e às autoridades constituídas.
São ministradas disciplinas teóricas e práticas como: ordem unida, regulamento disciplinar da guarda mirim, educação para o trânsito, educação ambiental, valores humanos, saúde do adolescente, prevenção à violência e drogas, aulas de música, além de palestras com profissionais de áreas específicas e diversos assuntos que visem aprimorar o conhecimento e a socialização do adolescente.
Os integrantes do referido projeto recebem ainda aulas de educação física e cursos profissionalizantes como informática e gestão empresarial.
Além da formação do caráter; é oferecido aos integrantes do projeto: atendimentos médico, psicológico, e de assistência social, de acordo com a disponibilidade de profissionais voluntários encontrados em nossa cidade e de parcerias firmadas com a prefeitura municipal, empresas públicas e privadas, clubes de serviços e profissionais de áreas específicas, portanto o projeto social guarda mirim, hoje, funciona como uma extensão da escola regular complementando a formação e o desenvolvimento do adolescente de Paracatu.
Estiveram presentes a Solenidade diversas autoridades civis e militares, entre elas: Major Wander SubCmt do Batalhão e Presidente do CONSEP- Samuel Rabelo.

