Logo depois de fazer o fechamento do Programa de Educação Patrimonial de 2011 com o tema “O núcleo histórico de Paracatu: arquitetura, memória e identidade” com um concurso de maquetes que movimentou os alunos do ensino fundamental da cidade, a equipe da Secretaria de Cultura de Paracatu foi convidada à apresentar seu bem sucedido Programa no 3º Fórum de Mestres e Conselheiros que aconteceu em Belo Horizonte nos dias 20 e 21 de Agosto.
A idéia do Fórum é congregar anualmente num mesmo evento os agentes que formulam as políticas culturais em nível municipal e os pesquisadores dos diversos programas de pós-graduação em nosso país. Foi nesse ambiente que Paracatu, mais três cidades mineiras, foram chamadas a compartilhar sua experiência em Educação Patrimonial. O convite partiu do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Minas Gerais (IEPHA-MG) que tem acompanhado mais de perto os trabalhos da cidade.
No evento Paracatu apresentou algumas experiências, como a Educação Patrimonial feita com os servidores municipais, levados a conhecer o patrimônio histórico da cidade; o projeto que levou alunos para conhecerem os processos de restauração de algumas edificações na cidade; o “café com prosa e cultura” que levou e leva a cultura e história para convidados variados, alunos, servidores, comerciantes, profissionais liberais, enfim, os mais variados segmentos sociais da cidade.
A apresentação foi feita por Elizabeth Gonçalves dos Santos (Beth) e Roselene Cardoso, quem mais diretamente tem coordenado tais projetos, e o historiador Alexandre Gama. Depois dela, Paracatu passou a ser citada durante outras palestras como modelo e exemplo dentro do campo da Educação Patrimonial.
Os elogios vieram também da responsável pela introdução da Educação Patrimonial no Brasil no ano de 1981, Maria Cecília Horta, a maior sumidade no assunto no País. Além de ter elogiado, ainda ficou surpresa ao perceber que Paracatu já começou a trabalhar um tema que ela tem começado a discutir em suas palestras que é a utilização da paisagem cultural dentro dos projetos de Educação Patrimonial.
Fruto de um trabalho contínuo e de árduo comprometimento da Secretaria de Cultura, Paracatu tem seu reconhecimento destacado num dos maiores e mais importantes fóruns de debate cultural do País!
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.