Semana cheia para de eventos alusivos ao “Patrimônio Histórico”

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
SEMANA PARACATUENSE MARCADA POR AÇÕES ALUSIVOS AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO MATERIAL

FÓRUM REGIONAL DE DISCUSSÃO DAS NOVAS DELIBERAÇÕES DO ICMS CULTURAL

Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, 17/08 o Município de Paracatu, através da Secretaria de Cultura realizou 03 eventos que marcaram a semana.

Na terça-feira, dia 16 na Casa de Cultura, reuniram-se representantes de Conselhos Municipais de Patrimônio e agentes culturais de Paracatu e de 07 municípios do noroeste de Minas para discutir propostas de novas deliberações do ICMS CULTURAL.

O ICMS CULTURAL é fruto da lei n.º 13803, única em todo o país que repassa recursos para os municípios que preservam a sua memória e sua produção cultural.

Ou seja: o município que possui lei de proteção, que possui um conselho municipal do patrimônio, que protege os bens culturais através do tombamento, que inventaria esses bens, que restaura e cuida recebe mais recursos para poder melhorar cada vez mais a sua qualidade de vida resguardando sua história e sua cultura.

Conforme a Secretária Municipal de Cultura, Marina Cunha em Paracatu a pontuação do ICMS CULTURAL cresceu significativamente nos últimos anos, graças aos esforços da equipe da Secretaria Municipal de Cultura e o incentivo do Prefeito Vasquinho.
A pontuação de Paracatu, que em 2003 era de 0,95, cresceu mais de 1000% chegando 13,55 pontos em 2011.

No dia 25/08/2011 novas normativas serão votadas para o ICMS CULTURAL exercício 2013, as deliberações foram discutidas e sugestões enviadas para o CONEP – Conselho Estadual de Patrimônio Cultural.


CAMINHADA CULTURAL

Comemora-se dia 17 de agosto o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, a preocupação em resgatar e preservar nossas raízes históricas levou à criação deste dia; uma homenagem a todos os bens criados pelo homem e pela natureza.

Na oportunidade, escolas públicas estaduais e municipais, movimentos e instituições culturais e populares sensíveis a causa cultural participaram da II Caminhada Cultural, um longo trajeto do Jóquei Clube à Praça do Santana traçado por amantes do patrimônio Paracatuense.

A II Caminhada Cultural findou-se com uma singela homenagem a Sra. Benedita Damasceno Alves e a Sra. Ana Borges Novaes Pinto, que não medem esforços na preservação da “Barrigudinha”, plantada a exatamente um ano, no local onde um dia reinou a frondosa barriguda do Santana.


I CONCURSO DE MAQUETE

Sensibilizar e envolver a comunidade escolar e moradores do Município em torno da preservação do Patrimônio Cultural, essa é a principal meta do programa de Educação Patrimonial, realizado permanentemente pelo Governo Municipal.

Em 2011 a proposta inovadora da realização do I Concurso de Maquete, mobilizou alunos e professores de 10 escolas públicas em torno do tema “O Núcleo Histórico de Paracatu: Arquitetura, Memória e Identidade”.

Em discurso na abertura oficial do evento, o Prefeito Vasquinho falou sobre a participação dos alunos nesse concurso, e enfatizou que todas as escolas tiveram sua importância neste processo de conhecimento e pesquisa e que a integração desses alunos foi fator de grande relevância, pois une forças para o fomento da importância do resgate e da preservação de nossa memória.

Maquetes de atrativos históricos e turísticos encheram os olhos dos espectadores que passaram em frente ao prédio da Prefeitura Municipal no dia 18/08, durante a manhã. Casarios, Igrejas e becos retratados com muita criatividade e, sobretudo o trabalho de pesquisa e dedicação dos alunos que participaram do projeto.
Em declarações alunos envolvidos no projeto demonstraram conhecimento e paixão pelo patrimônio cultural Paracatuense.

A comissão de jurados composta por profissionais da área de engenharia, artistas e agentes culturais, teve dificuldade em definir as 05 escolas a serem premiadas, devido a tamanha beleza de todas as maquetes participantes. A premiação ficou definida assim:

1º- Escola Estadual Júlia Camargos – Sobradinho do Santana
2º – Escola Estadual Afonso Arinos – Escola Afonso Arinos
3° – Escola Estadual Delano Brochado Adjuto – Igreja da Matriz de Santo Antônio –
4º – Escola Estadual Josino Neiva -Largo do Santana
5º – Escola Estadual Virgilio de Melo Franco – Igreja do Rosário

Em declarações alunos envolvidos no projeto demonstraram conhecimento e paixão pelo patrimônio cultural Paracatuense.
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button