Com premiações que variam de R$ 800,00 até R$ 1.500,00, o 1º Concurso de Maquetes realizado pela Secretaria Municipal de Cultura tem com tema “O Núcleo Histórico de Paracatu: Arquitetura, Memória e Identidade” e conta com a participação massiva de crianças e jovens do 5º ao 9º ano, da rede de ensino pública e privada da cidade.
O evento de cunho cultural faz parte das comemorações em prol do Dia Nacional do Patrimônio Cultural (Dia 17) e busca sensibilizar os estudantes sobre a importância da preservação de sua memória e identidade cultural através do contato direto com o patrimônio da cidade.
E a participação da comunidade estudantil no concurso está mesmo acontecendo com grande êxito. Nesta sexta-feira (12), alunos do 9º ano vespertino da Escola Estadual Afonso Roquete estiveram no Arquivo Público a fim de realizarem pesquisa sobre a história do imóvel onde funciona a Casa de Cultura de Paracatu.
Acompanhada de mais três colegas de grupo, a jovem estudante Joice Carvalho de Souza, de 14 anos, disse que a produção da maquete da Casa de Cultura poderá render a ela e aos demais componentes da equipe, de 2 a 3 pontos nas matérias da Escola.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Cultura, a culminância do concurso acontecerá com a exposição das maquetes nesta quinta-feira (18), das 9h00 ao meio dia, na Praça Firmina Santana.
O que: Exposição de Maquetes
Dia: Quinta-feira (18)
Local: Praça Firmina Santana
Horário: 9h00 às 12h00
Foto: Maquete da Equipe de alunos e Professores do Colegio Dom Serafim durante a Jornada Mineira do Patrimônio de 2009. Foto: Carlos Lima/APMOMG/ Out. 2009