O volume de atividade turística teve recuo de -0,8% em agosto na comparação com o mês de julho. A informação está na análise do Núcleo Estudos Econômicos da Fecomércio MG realizada sobre os números mais recentes da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. No contexto nacional, o crescimento do turismo foi positivo, de 0,8% em agosto.
Na comparação com o mês de agosto do ano passado, o turismo do estado registrou uma desaceleração de -7,1% neste ano. O desempenho foi inferior a agosto do último ano em comparação com agosto de 2023, quando houve uma aceleração de 4,1%.
A economista da Fecomércio MG Fernanda Gonçalves, “explica que os dados evidenciam uma desconexão entre Minas Gerais e a tendência nacional. Enquanto o Brasil consolida um cenário de crescimento, Minas Gerais enfrenta desafios, refletidos em quedas sucessivas. Essa desaceleração se torna mais evidente ao analisar o índice das atividades de serviço, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, na variação acumulada em 12 meses”.
Nesse período, prossegue a economista: “a atividade “Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio” apresentou retração de 2,2% em Minas Gerais, contrastando com o desempenho positivo do contexto nacional, que registrou alta de 3,3%. Essa diferença de 5,3 pontos percentuais revela um descompasso significativo, cujo impacto tende a se relacionar à desaceleração nos segmentos de transporte rodoviário de passageiros, aquaviário e aéreo. Essas variações não apenas comprometem a dinâmica do setor de transportes, mas também repercutem no índice do volume de atividade turística no estado,” conclui.
Entre janeiro e agosto de 2025, Minas Gerais registrou uma retração no volume de atividade turística de -3,3% refletindo em uma variação menos expressiva para o ano corrente.
O volume de atividade turística em Minas Gerais acumula retração de -1,1% nos últimos 12 meses: setembro de 2024 a agosto de 2025.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.