Muita comida, bebida, animação, alegria, promessas e devoção. Isso foi o que marcou, mais um ano, a festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade, aqui em Paracatu.
Como de costume foi feita a tradicional barriquinha na Igreja Matriz de Santo Antônio, aonde os fiéis se reúnem após a missa, durante as duas últimas semanas, para confraternizar e comemorar o dia do Santo Casamenteiro.
A festa foi recheada de atividades e fechando com chave de ouro, ontem, foi realizado o tão esperado bingo de uma moto 0 km. Vários foram os fiéis que ficaram até tarde, mesmo sabendo que hoje é dia de feira, tudo na esperança de faturar a motocicleta. Anderson, o grande sortudo da noite ficou até sem palavras, após conferido a sua cartela e a confirmação de que ele realmente era o ganhador.
Segundo o Padre Preguinho, durante missa sertaneja realizada no sábado, é com essas atitudes, de juntar fé com festa santa, que a igreja se aproxima ainda mais dos fiéis.
No sábado, dia 13 de junho, dia do santo, várias comunidades rurais fizeram o levantamento da Bandeira de Santo Antônio, uma antiga prática cultura de fé principalmente do homem do campo.
O Dia de Santo Antônio é comemorado no dia 13 de junho, pois foi nesta data, no ano de 1231, após uma crise de hidropisia, acúmulo patológico de líquido seroso no tecido celular ou em cavidades do corpo, que Antônio morreu a caminho de Pádua-Itália. Onze meses depois, no dia 13 de maio de 1232 ele foi canonizado pelo Papa Gregório IX, se tornando o Santo Antônio.