Com foco em alinhamento estratégico e troca de experiências, evento contou com os 23 ALIs que atuam no território
Para fortalecer os Agentes Locais de Inovação (ALI), promover capacitação e aumentar a interação entre eles e a equipe do Sebrae Minas, a entidade realizou, nesta quarta-feira (13/8), em Paracatu, um Encontro Regional que contou com a participação dos 23 ALIs que atuam em cidades do Noroeste e Alto Paranaíba.
Com foco na capacitação técnica e no alinhamento estratégico, a iniciativa reuniu os agentes de Produtividade, Educação Empreendedora, Ecossistema de Inovação, Rural e Identidade Geográfica para compartilhar experiências e impulsionar a atuação conjunta em prol da inovação nos territórios atendidos.
“Tendo em vista o propósito do Sebrae que é o de impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas, esse encontro buscou fortalecer a atuação dos ALIs a fim de propiciar o que o Sebrae mais deseja: o crescimento e o aumento da produtividade dos pequenos negócios, sejam da cidade ou do campo”, destacou a analista da entidade Giovana Melo.
Para Andressa Moreira, que atua como ALI Produtividade na cidade de João Pinheiro, o trabalho do agente local é muito importante para levar soluções às empresas atendidas. Segundo ela, os empreendimentos que participaram do ciclo de capacitações do primeiro semestre, no município, registraram um aumento de até 55% de produtividade. “É uma alegria perceber o avanço das empresas da região. As ações que desenvolvemos contribuem para o crescimento dos negócios, seja na área de gestão, de processos e de inovação, melhorando significativamente seus indicadores”, avalia.
Abrangência do Programa ALI na região
O programa ALI oferece orientações e consultorias com profissionais especializados e acompanhamento sob medida para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). O Agente Local de Inovação usa a inovação para solucionar os problemas e desafios enfrentados nos negócios ou no território.
Na Regional Noroeste e Alto Paranaíba, os ALIs atuam com cinco temáticas. O ALI Educação, atende escolas da rede pública de ensino, levando para professores e alunos a inovação por meio da educação empreendedora. O ALI Rural e o ALI Produtividade levam para os empresários rurais ou da cidade, a inovação no seu dia a dia, nos seus processos e nas suas ações.
Já o ALI Ecossistema de Inovação tem atuação nos municípios de Paracatu e Patos de Minas, cidade onde há ecossistemas locais de inovação, para que eles possam se desenvolver e aumentar a sua atuação. E o ALI Identidade Geográfica atua com a identidade geográfica (IG) do queijo em Patos de Minas.
Fonte: Sebrae Minas