Guiastur realiza pré-conferência comunitária dos direitos da pessoa idosa em Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Idosos participaram ativamente com propostas que serão levadas à Conferência Municipal

Cerca de 50 pessoas participaram da Pré-Conferência Comunitária da Pessoa Idosa, promovida pela Guiastur, nesta quinta-feira, 24 de julho, e lotaram a sala de reuniões da Academia de Letras, em Paracatu.

A Pré-Conferência foi conduzida pela vice-presidente da Guiastur, Edina Sueli, que ressaltou a relevância da participação de todos para garantir os direitos já existentes e buscar melhorias. “É muito importante a opinião de cada um e, assim, vamos construir juntos as propostas para serem levadas à Conferência Municipal e, depois, para a estadual e, finalmente para a nacional”, disse Sueli. A 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa está marcada para o dia 29 de julho

O objetivo é debater a agenda do envelhecimento cujo tema é “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por Equidade, Direitos e Participação”, uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. No encontro, promovido pela Guiastur, o eixo de discussão foi: “Participação Social, Protagonismo e Vida Comunitária na Perspectiva das Múltiplas Velhices”.

O evento contou com a participação especial da médica geriatra, Olívia Ramos, que falou a respeito da contribuição da Cultura para o envelhecimento saudável. “Estudos mostram que os idosos que frequentam atividades culturais tiveram até 31% menos risco de mortalidade em 14 anos. Outra pesquisa revelou que o engajamento cultural quinzenal reduz em até 48% o risco de depressão em idosos”, disse a geriatra. Dra. Olivia também informou que médicos europeus prescrevem atividades culturais e comunitárias como parte do cuidado para idosos com depressão leve, solidão ou dor crônica.

Evanir Soares, que já exerceu o cargo de Secretária Municipal de Saúde, também participou da Pré-Conferência. Ela destacou que as propostas são importantes na construção de políticas públicas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas acima de 60 anos. Evanir ainda incentivou os idosos a engajarem em projetos que promovam o bem-estar social de cada um, como cursos de trabalhos manuais, dança e outros.

Algumas das propostas apresentadas na reunião se referem à necessidade de priorizar os idosos no atendimento de saúde no município; a melhoria no transporte público para facilitar a locomoção pela cidade e, ainda, a inclusão dos idosos no mundo digital por meio de capacitação para que possam utilizar melhor os aplicativos governamentais essenciais para cadastro, marcação de consulta, entre outros direitos.

Os idosos que participaram da Pré-Conferência são moradores de diversos bairros da cidade como Vila Mariana, JK, Paracatuzinho, Bela Vista I e II, entre outros. Estiveram presentes os vereadores Sara Diniz e Hernesto Silva e a representante da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB, Maria Brito, que se colocaram à disposição para ajudar os idosos a lutar pelos seus direitos e esclarecer dúvidas. Também esteve presente o representante do Lar São Vicente, Valterson Rabelo.


Fonte: Guiastur

XMCred Soluções Financeiras