Startup de Paracatu participa do Web Summit Rio 2025

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Selecionada pelo programa Sebrae Startup, a ”Protege Meu Cerrado” marca presença em um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo

A “Protege Meu Cerrado”, startup de impacto socioambiental com origem em Paracatu, no Noroeste do estado, foi selecionada para participar do Web Summit Rio 2025, um dos maiores e mais influentes eventos de tecnologia e inovação do mundo. A plataforma mineira foi a única do estado selecionada pelo edital Sebrae Startup para integrar a delegação brasileira no evento, que será realizado entre 27 e 30 de abril, no Rio de Janeiro.

Com um projeto voltado à preservação e regeneração do Cerrado, a startup se diferencia ao utilizar tecnologia, educação ambiental e engajamento comunitário para transformar realidades e proteger o bioma que abriga importantes nascentes e uma biodiversidade única. Além disso, foi destaque no Inova Cerrado, programa promovido pelo Sebrae Nacional, que reúne iniciativas voltadas à conservação do bioma e à promoção do desenvolvimento sustentável na região.

“Nos últimos anos, o Sebrae Minas vem atuando no fortalecimento dos ecossistemas de inovação do Cerrado, valorizando iniciativas e fomentando o empreendedorismo e a inovação, em especial, nas cidades de Paracatu e Patos de Minas”, destaca a analista da entidade Rhayssa Neto.

Marco da Inovação

Com a missão de tornar Paracatu uma cidade referência em inovação e sustentabilidade, o Movimento Inovatu – coletivo formado por representantes da sociedade civil, da academia, do setor produtivo e do poder público -, apresentou à Câmara Municipal, no dia 7 de abril, o Projeto de Lei do Marco da Inovação de Paracatu.

De acordo com o projeto, o Marco da Inovação cria as condições para que Paracatu seja protagonista no desenvolvimento regional, atraia investimentos, retenha talentos e resolva seus desafios com inteligência, sustentabilidade e inclusão. A expectativa é que a proposta seja votada pela Câmara em maio deste ano.

Entre as instituições que integram o Movimento Inovatu estão: Sebrae Minas; Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (ADESP); Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor); Instituto Federal do Triângulo Mineiro campus Paracatu (IFTM); Casa do Empresário; Sindicato dos Produtores Rurais; Sicoob; UniAtenas; Finom; Prefeitura de Paracatu; e Câmara Municipal.

Fonte: Sebrae Minas

XMCred Soluções Financeiras