Frutas ganham protagonismo como projeto “Cores e Sabores do Cerrado”

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Iniciativa do Programa Integrar da Kinross promove capacitação e geração de renda para moradores e moradoras de comunidades de Paracatu

Com o objetivo de valorizar as frutas do Cerrado e transformar saberes tradicionais em novas oportunidades de renda, o projeto Cores e Sabores do Cerrado está mexendo com a rotina de moradoras de comunidades de Paracatu. A ação integra o eixo de Geração de Trabalho e Renda do Programa Integrar, desenvolvido pela Kinross em Paracatu (MG), e conta com a participação de 40 moradores das comunidades do Cunha, Santa Rita, Lagoa de Santo Antônio e São Domingos — sendo que, nesta edição piloto, todas as inscrições foram feitas por mulheres.

O projeto promoveu três módulos de capacitação voltados ao aproveitamento de frutas locais, que muitas vezes eram desperdiçadas. Os encontros práticos, realizados nas sedes comunitárias do São Domingos e da Lagoa de Santo Antônio, foram conduzidos em parceria com a Associação Esther Siqueira Tillmann. Neles, os participantes aprenderam a preparar doces em calda, doces cristalizados e técnicas de desidratação de frutas.

“Aprendi muito com os professores, que foram maravilhosos, além dos ensinamentos nos deram dicas preciosas e prática para usarmos no dia a dia”, destaca a aluna Maria Aparecida Cruz dos Reis.

“Esse curso teve uma imensa importância para nós, ao nos dar a capacitação, ensinar a fazer doces em calda, doces desidratados, para trabalhar dentro de casa. E a maior surpresa foi ter ganhado a máquina! Foi maravilhoso, só temos a agradecer”, festeja Natalia Costa Maciel, participante do curso.

No último dia 21 de março, foram entregues máquinas desidratadoras de frutas para as participantes, permitindo a continuidade da produção em suas próprias casas. Em seguida, o grupo passou por uma formação voltada ao empreendedorismo, com orientações sobre precificação, rotulagem, fotografia dos produtos e estratégias de comercialização.

Segundo Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, a proposta alia geração de renda com o fortalecimento do desenvolvimento humano.  “O Cores e Sabores do Cerrado é mais do que uma capacitação técnica. É uma ferramenta de valorização da identidade local e de estímulo à autonomia das pessoas das comunidades vizinhas. Acreditamos que, por meio do conhecimento, do protagonismo e do resgate de saberes tradicionais, podemos contribuir com a transformação social de forma sustentável e duradoura”, afirma Ana.

O Cores e Sabores do Cerrado é mais uma das iniciativas do Programa Integrar, criado em 2011 para impulsionar o desenvolvimento social de Paracatu em parceria com a comunidade. Em mais de uma década de atuação, o Integrar já beneficiou cerca de 60 mil pessoas e consolidou sua atuação em quatro eixos: Cultura, Geração de Trabalho e Renda, Educação e Educação Ambiental.

Fonte: Assessoria de imprensa Kinross

XMCred Soluções Financeiras