Ejef promove encontro do Núcleo Regional de Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Evento foi realizado nessa quarta-feira (2/4), no Fórum da Comarca, Inteligência Artificial e Judicialização foram alguns dos temas discutidos

Os desafios e as aplicações da Inteligência Artificial (IA) no Poder Judiciário e a Judicialização da Saúde foram temas do Encontro do Núcleo Regional da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) de Paracatu, realizado nessa quarta-feira (2/4), no Fórum Martinho Campos Sobrinho, na Região do Alto Paranaíba.

O evento, voltado a magistrados e assessores, assim como servidores e estagiários, teve como objetivo capacitar os participantes em relação aos fundamentos e às implicações da Judicialização da Saúde [Tema 1234 do Supremo Tribunal Federal (STF)], e da IA no Poder Judiciário.

Os temas foram abordados em palestras ministradas pelo juiz do Juizado Especial da Comarca de Teófilo Otoni, Renzzo Giaccomo Ronchi, e pelo gerente do Centro de Tecnologia e Mídias Digitais (Ceted) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Antônio Leonardo de Oliveira Vianna.

Conforme o superintendente adjunto da Ejef, desembargador Maurício Pinto Ferreira, que representou o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna, o evento é uma forma de aproximar a instituição dos polos regionais e de magistrados e servidores do interior do Estado. O Núcleo Regional de Paracatu também reúne as Comarcas de Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, João Pinheiro, Unaí e Vazante.

“Estamos procurando, e é isso que a Ejef deve fazer, nos aproximar para trazer inovações e palestras com matérias de importância para os colegas do interior. A escola estará presente e vai se fazer cada vez mais presente e, com o final da ação, ter uma melhor capacitação do nosso servidor, melhor capacitação dos juízes e, por via de consequência, uma melhor prestação jurisdicional à nossa população”, disse.

A coordenadora do Núcleo Regional da Ejef de Paracatu, juíza Paula Roschel Husaluk, agradeceu à escola pela realização do curso, que “representa uma valorização do trabalho feito no interior”.

O juiz diretor do Foro da Comarca de Paracatu, José Rubens Borges Matos, também ressaltou a importância da aproximação da Ejef com o interior, que, segundo ele, “traz motivação não apenas para juízes, mas servidores e assessores”.

“Nós do interior nos sentimos muito abraçados quando recebemos a visita da Alta Cúpula do Tribunal, principalmente com os temas que foram tratados”, disse.

A assistente de apoio à direção do Foro da Comarca de Paracatu, Cristina Vanezi, que participou do encontro e foi uma das responsáveis pela sugestão do tema, destacou a relevância do evento, assim como do assunto tratado, que considerou “exemplar”.

Fonte: TJMG

XMCred Soluções Financeiras